Temporal de granizo derruba árvores e deixa 10 mil casas sem luz na região de Maringá; ginásio desabou
Um temporal de granizo de grandes proporções atingiu Maringá e região na madrugada desta quinta-feira (7). Várias casas foram destelhadas e alagadas. Um ginásio de esportes desmoronou. Quedas de árvores foram registradas em toda a região e diversos domicílios estão sem energia elétrica.
Em Mandaguaçu, o ginásio de esportes Pedro Bioni, conhecido como Abelhão, desmoronou. O teto da praça esportiva, que fica na BR-376, caiu com os fortes ventos e chuva de granizo. Um ônibus e um caminhão foram afetados pela estrutura.
Em Maringá, o temporal de granizo também causou estragos. As regiões mais afetadas foram a Zona Norte da cidade, na área dos bairros Quebec, Parque das Palmeiras, Madri e Parque das Bandeiras, além do distrito de Iguatemi.
A Defesa Civil da cidade recebeu 189 chamados. Foram registradas 71 árvores caídas em toda a cidade, com 16 casas atingidas e 5 carros. Foram realizadas 59 entregas de lonas para cobrir casas destelhadas. Vários semáforos no centro da cidade não funcionaram, dificultando o trânsito.
A Companhia Paranaense de energia Elétrica (Copel) estima que cerca de 10 mil domicílios ficaram sem luz no município de Maringá, principalmente na região Norte da cidade. O evento climático deixou pelo menos 17 postes quebrados na cidade.
Devido à interrupção no fornecimento de energia em unidades do sistema da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o abastecimento de água em Maringá também ficou comprometido. De acordo com nota oficial, “estão sem energia e sem previsão de retorno, para a retomada da produção de água, as cidades de Mandaguaçu, Ivatuba, Doutor Camargo, Ourizona e Paiçandu, incluindo o distrito Água Boa. O município de Florai está com o abastecimento normal, mas o distrito Nova Bilac está com a produção do poço paralisada”.
A falta de energia também obrigou a Prefeitura de Maringá a suspender a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Alvorada I, Império do Sol e Grevíleas. Segundo a nota oficial da prefeitura, as doses das vacinas não foram comprometidas pela falta de energia. As UBSs Paris e Portal das Torres também ficaram sem energia.
O muro do Clube Olímpico de Maringá caiu com as chuvas. Também foi registrada chuva de granizo em cidades como Iretama, Ourizona e Iguatemi.