Tipos de eclipse: confira o que pode ser visto a olho nu
O eclipse é um fenômeno natural admirado por muitos, não é mesmo? Algo que pode parecer tão simples, como o alinhamento dos astros projetando uma sombra pode ser tão incrível quando visto a olho nu.
De um modo geral podemos afirmar que existem dois tipos de eclipse visíveis para nós aqui da Terra: o eclipse solar e o eclipse lunar. Ambos podem acontecer de variadas formas, provocando efeitos visuais diferentes em cada uma das situações.
Confira a seguir os tipos de eclipse que podemos visualizar e as datas que acontecerão em 2020.
Eclipse solar
Este tipo de eclipse acontece e é visível para nós quando a lua se posiciona entre a Terra e o Sol, projetando uma sombra em determinada parte do nosso planeta. Os locais que estiverem com sombra poderão visualizar o eclipse solar. Confira as variações desse fenômeno.
Eclipse solar total
Acontece quando toda a iluminação solar é coberta pela lua em um ponto de visão específico. O sol é totalmente “coberto” pela sombra provocada pela lua.
Eclipse solar parcial
Acontece quando apenas uma parte da iluminação solar é coberta pela lua em um ponto específico da visão terrestre. O sol é parcialmente “coberto” pela sombra provocada pela lua.
Eclipse solar anelar
É quando a lua não encobre toda a área do Sol, mas está posicionada de modo centralizado, formando assim um “anel” de luz em volta da sombra projetada no Sol. Isso ocorre quando a lua permanece um pouco mais afastada da Terra durante o eclipse.
Eclipse solar híbrido
Ocorre quando o eclipse é total em alguns pontos de visão, e anelar em outros.
Eclipse lunar
Neste caso ocorre o oposto do eclipse solar. A Terra se posiciona entre a lua e o Sol projetando uma sombra sobre a lua. Como não possui luz própria, a lua fica praticamente invisível dependendo da forma como fenômeno ocorre.
Eclipse lunar total
O eclipse lunar total ocorre quando toda a lua é coberta pela sombra da Terra em um ponto de visão específico, ficando assim completamente escura.
Eclipse lunar parcial
Acontece quando apenas uma parte da lua é encoberta pela sombra em um ponto específico da visão terrestre.
Eclipse lunar penumbral
É quando a lua se encontra totalmente sobre a penumbra formada pela sombra da Terra, ficando levemente escura, e não sendo coberta pela sombra projetada.
Eclipses em 2020
Confira a seguir todos os tipos de eclipse que acontecerão ainda no ano de 2020, e descubra se eles serão visíveis a olho nu no Brasil ou não.
Junho 2020
- Eclipse parcial da Lua: 5 de junho de 2020, às 16h12 – Não visível no Brasil
- Eclipse total do Sol: 21 de junho de 2020, às 03h42 – Não visível no Brasil
Julho 2020
- Eclipse parcial da Lua: 5 de julho de 2020, às 01h44 – Visível no Brasil
Novembro 2020
- Eclipse parcial da Lua: 30 de novembro de 2020, às 06h29 – Não visível no Brasil
Dezembro 2020
- Eclipse total do Sol: 14 de dezembro de 2020, às 13h17 – Visível no Brasil