Todo mundo ganha dinheiro menos você?

ce

O empreendedor trabalha muito, geralmente mais do que todos na empresa, mas as vezes chega no final do mês e percebe que todo mundo ganha dinheiro, menos ele

O empreendedor trabalha muito, geralmente mais do que todos na empresa, mas as vezes chega no final do mês e percebe que todo mundo ganha dinheiro, menos ele. Se você se sente assim, veja o que o Projeto Jo

Uma das premissas de ser empreendedor é trabalhar muito e geralmente não esperar nenhum retorno financeiro do seu negócio logo no início. Muitos especialistas costumam dizer que é um investimento de longo prazo. Certamente acontecerá de o empreendedor trabalhar muito agora e ver todo o faturamento do seu negócio indo apenas para pagar fornecedores, parceiros e funcionários, não sobrando nenhum tostão.

A primeira impressão que passa pela cabeça do empreendedor é que está trabalhando de graça, pois tem a nítida sensação de que todo mundo está ganhando dinheiro, menos ele. Bom, a experiência que o Projeto Jovem Empresário tem para te passar é que isto é um resquício do perfil empregado, que precisa da segurança de um salário fixo mensal.

Bom, na verdade a maioria dos empreendedores precisa de uma renda mínima mensal para pagar as contas. Outra coisa que o PJE vai te dizer é que isto não acontecerá da noite para o dia no seu negócio, portanto, não crie expectativas de curto prazo. Faça um bom planejamento e coloque suas projeções na ponta do lápis. Considere sempre o pior cenário. Bom, é com isto que o empreendedor deve contar, quando acontecer. Até lá, é necessário investir trabalho, mas sem retorno.

Mas não existe nenhuma outra maneira de fazer diferente? Sim, existem outras possibilidades, mas depende muito de cada negócio. Existem ideias que exigem muito pouco investimento para iniciar e que começam a gerar rentabilidade logo no início, geralmente prestação de serviços. Também existe a possibilidade do empreendedor fazer um caixa antes de iniciar o negócio ou continuar com algum emprego formal para continuar pagando as contas enquanto o negócio não gera lucratividade.

Agora, se o negócio já está em operação a mais de 2 anos e o empreendedor ainda não consegue gerar rentabilidade ou não sabe dizer quando o negócio passará a dar lucratividade, é bem provável que haja uma falha no planejamento e é possível que este não seja o negócio da vida do empreendedor. É preciso então responder algumas perguntas básicas: Foi feito uma rodada de MVP? foi feito um planejamento baseado em estudos de mercado? Existe a possibilidade de conseguir investimento para alavancar o crescimento? A ideia tem escalabilidade?

Na verdade, estas perguntas devem ser respondidas antes de iniciar qualquer negócio, mas não são todos os empreendedores que estão preparados para isto. O que a equipe do PJE recomenda é que antes de qualquer iniciativa, que o empreendedor se informe e se capacite para lidar com as várias fases de um empreendimento. Com isto evitará de ficar frustrado com falsas expectativas e também não perderá tempo e dinheiro investindo em ações que não são as mais recomendadas para o negócio.

Mas não se preocupe. Sempre é possível recomeçar o seu negócio, independente da fase em que se encontra. No ecossistema empreendedor, este processo é chamado de pivotamento. Vários empreendedores, mesmo os de sucesso, já tiveram que fazer uma reviravolta em seus negócios ou, até mesmo, começar do zero. O importante é não perder mais tempo e trabalhar para fazer o seu negócio dar dinheiro para você.

Fique atento as oportunidades do ecossistema empreendedor. A Comunidade Empreendedora tem os melhores empreendedores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

6 fev 2019, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando