Em menos de um mês, a exposição itinerante “A Guerra do Contestado”, organizada pelo Governo do Estado por meio do programa Museus Paraná, foi vista por 2,8 mil pessoas em Francisco Beltrão. Públicoem geral e estudantes de escolas e universidades da região e de cidades como Verê, Dois Vizinhos, Pato Branco, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge do Oeste e Capanema puderam conhecer a mostra, organizada com o acervo do Museu Paranaense. Esta quarta-feira (05) é o último dia para visitar a exposição na Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assesoar – Av. General Osório, 500), com entrada gratuita.
A Guerra do Contestado foi um conflito social que envolveu a população sertaneja e tropas militares entre os anos de 1912 e 1916, com um saldo de aproximadamente 20 mil mortos e milhares de feridos. A construção da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul, pela empresa Brazil Railway Company, e a exploração madeireira da Brazil Lumber and Colonization, provocaram a expropriação das terras ocupadas pela população sertaneja, em região disputada entre os governos do Paraná e Santa Catarina, origem da revolta que explodiu em uma guerra civil.
A exposição aborda as causas do conflito, mostrando imagens de personagens que morreram na batalha, como o “monge” José Maria e o comandante João Gualberto, além do clima social e da religiosidade intrínseca do caboclo. Completa a exposição um uniforme das tropas do governo que enfrentaram homens do campo. “Fizemos um trabalho de divulgação em escolas e universidade e isso resultou num grande número de visitantes. Pessoas de diversas cidades, algumas de longe, vieram conhecer ainda mais sobre a guerra do Contestado”, explica a assessora do departamento municipal de Cultura de Francisco Beltrão, Katiane Kuyawski. Agora a exposição segue para Tibagi, onde ficará em cartaz de 23 de julho a 29 de setembro de 2013.
Esta é mais uma ação do programa Museus Paraná, que realiza exposições itinerantes em todo o Estado, além de ministrar cursos e visitas técnicas aos museus dos municípios paranaenses. As cidades interessadas em receber exposições itinerantes podem entrar em contato com a Coordenação do Sistema Estadual de Museus da Secretaria da Cultura do Paraná, pelo telefone (41) 3321-4752. Não há custo para o município, que fica responsável apenas por ceder o espaço onde a exposição será montada.
Serviço
Exposição “A Guerra do Contestado”
Período expositivo: até 5 de junho de 2013.
Local: Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assesoar) – Av. General Osório, 500. Francisco Beltrão.
Entrada gratuita.
Horário de visitação: das 8h às 12 e das 13h30 às 17h30.