Trilhas de parques da RMC são revitalizadas por voluntários
Com organização da Federação Paranaense de Montanhismo (Fepam) e apoio do Instituto Água e Terra (IAT), alguns voluntários fizeram uma ação neste final de semana (22 e 23), afim de revitalizar as trilhas do Parque Estadual Pico do Paraná e do Morro do Anhangava, ambos na Região Metropolitana de Curitiba.
O projeto foi feito para proteger os visitantes e também preservar os ambientes, que acabam desgastando com o número de visitas, e fenômenos naturais que degradam o solo. Foram feitos tapa-buraco, capina, remoção de pedras e outras providências para fortalecer a manutenção dos locais.
“As trilhas dão acesso ao nosso destino final, que são as montanhas, então mantê-las limpas e conservadas é um dos nossos deveres, como montanhistas e também como membros do montanhismo organizado em clubes e associações”
Marcio Hoepers, presidente da Fepam
Alerta
Os parques e montanhas continuam com restrições por causa da pandemia, como a redução em 50% da capacidade máxima permitida e o cadastro de visitantes nas portarias oficiais.
É obrigatório o uso de máscaras durante o passeio nos parques estaduais, o uso de álcool em gel e o distanciamento social. Não é permitido acampar em nenhum local dentro das áreas de preservação e também estão proibidas as fogueiras.
Com cadastro, os visitantes dos atrativos recebem pulseira de identificação. Quem for abordado dentro da unidade e não estiver portando a pulseira, está sujeito a autuações.