Trump avalia impedir entrada de cidadãos dos EUA no país em caso de suspeita de Covid-19
Por David Shepardson e Ted Hesson
WASHINGTON (Reuters) – O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está avaliando medidas para impedir que cidadãos norte-americano e residentes permanentes ingressem no país se houver suspeita de que estejam infectados com o novo coronavírus, confirmou uma importante autoridade dos EUA à Reuters.
A autoridade disse que uma decisão preliminar, que ainda não foi finalizada e pode mudar, concederia ao governo autorização para bloquear a entrada de indivíduos que possam ter contraído a Covid-19 e outras doenças.
Trump instituiu uma série de restrições à imigração desde o início da pandemia de coronavírus, suspendendo parte da imigração legal e permitindo que as autoridades alfandegárias deportem rapidamente imigrantes detidos na fronteiro sem os devidos processos legais.
A Reuters informou em maio que autoridades do governo dos Estados Unidos temiam que pessoas com dupla nacionalidade mexicana e norte-americana pudesse migrar para os EUA caso o quadro da pandemia no México se agravasse, pressionando ainda mais os hospitais norte-americanos.
O projeto sobre o possível bloqueio, que foi divulgado primeiramente pelo New York Times nesta segunda-feira, seria emitido pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, que desempenhou um papel de liderança na resposta à pandemia, disse a autoridade à Reuters.
A força-tarefa de Trump para a pandemia não deve atuar na proposta nesta semana, embora esse cronograma possa mudar, disse a autoridade.
(Reportagem adicional de Bhargav Acharya, em Bengaluru)