Um tubarão branco atacou mergulhadores na Ilha de Guadalupe, no México, considerada um santuário para os animais dessa espécie.

No Instagram, o ativista ambiental Arturo Islas Allende fez uma publicação para contestar e denunciar a morte do tubarão.

Tubarão branco ataca mergulhadores e vídeo registra tudo; veja!

Compartilhado no dia 6 de dezembro, o incidente teria acontecido durante a atração turística Gaiola dos Tubarões em outubro.

Segundo Arturo, esta é a primeira vez que as imagens do caso são divulgadas. Entretanto, o governo do México já tinha conhecimento sobre o caso – o que mais uma vez levanta críticas do ambientalista.

tubarão

(Foto: reprodução ilustrativa Pixabay)

No vídeo, é possível ver o momento que o tubarão nada em direção a gaiola, e em seguida prende o focinho em uma das grades.

Imediatamente, o animal começa a se debater em sinal de desespero, já que seu membro o mantinha completamente preso à grade.

Com a força que usava para tentar sair da gaiola, o tubarão branco começa a sangrar, e assim permaneceu por 25 minutos. Por conta dos ferimentos e da grande perda de sangue, o animal não resistiu e veio a óbito.

tubarão preso gaiola

(Foto: Instagram Arturo Islas Allende)

Revoltado, Arturo defende que “ninguém fez nada para ajudar a criatura”, que sangrou até morrer por 25 minutos.

Ambientalista faz apelo para que modelos de gaiolas usadas durante atrações de mergulho sejam trocadas

O responsável pela embarcação que causou o acidente, segundo Arturo, é o canadense Mike Leve, proprietário da Nautílus.

arturo ativista

(Foto: reprodução Instagram Arturo Islas Allende)

“Nós temos uma grande responsabilidade pelo que acontece com a natureza. (…) Sou a primeira pessoa a divulgar essas imagens porque acredito que quem me acompanham aqui ama a natureza”.

Além disso, no mesmo vídeo o ativista explica que há alguns anos um tubarão branco entrou em uma das gaiolas no México, o que fez com que as autoridades exigissem uma mudança nas gaiolas, que possuíam uma abertura onde facilmente um tubarão conseguia acessar com o focinho.

O pedido foi feito para tornar as gaiolas mais estreitas, para que dessa maneira o tubarão não tivesse a possibilidade de acessar o objeto, consequentemente evitando acidentes dos mais diversos tipos entre mergulhadores e os tubarões.

Conforme Allende, as gaiolas deveriam ser mais estreitas e com um material mais resistente, ao contrário das usadas pela embarcação. Para Arturo, Mike Leve não trocou suas jaulas para os novos modelos requisitados, e por isso ele é o “único responsável pela morte de um animal em extinção”.

jaula tubarão

(Foto: reprodução Instagram Arturo Islas Allende)

“Mile Leve, você sabia que não poderia usar essas jaulas. Você sabia que tinha que trocar as gaiolas. E você matou um tubarão branco. Você é o único responsável por isso”, disse Allende no vídeo.

View this post on Instagram

"Negligencia mata a Tiburón blanco" @profepa_mx y @semarnat_mexico

A post shared by Arturo Islas Allende (@arturoislasallende) on

O outro lado

Em nota, a empresa Nautilus Liveaboards se manifestou sobre o incidente, e disse estar horrorizada e muito triste com a morte do animal.

“Houve um incidente  com um tubarão branco e uma das nossas gaiolas na ilha de Guadalupe em outubro. (…) Ficamos preocupados tanto com os nossos mergulhadores quanto com o tubarão. Nós realizamos cerca de 50 mil mergulhos de tubarão branco todos os anos, e fazemos estas viagens desde 2003. Nossas gaiolas cumprem todos os requisitos do governo mexicano, e nunca em toda a nossa experiência vimos um tubarão mostrar esse comportamento”.

Além disso, na mesma nota o dono da Nautílus afirmou que logo depois do ocorrido as autoridades foram notificadas, junto com vídeos do incidente.

“As nossas gaiolas estão sendo modificadas para que possamos evitar que isto volte acontecer. fazer o nosso melhor para evitar que isto volte a acontecer. Estamos também incentivando nossos colegas com outros barcos de tubarão a aprender com este terrível incidente, para que também modifiquem suas gaiolas”, concluiu Mike Lever.

tubarao méxico