Uberaba terá mutirão de serviços nesta quinta e sexta

Nesta quinta-feira (8) Dia Internacional da Mulher, e também na sexta (9), a Prefeitura de Curitiba levará uma grande Feira de Serviços à comunidade das Vilas Audi/União, no bairro Uberaba.

“A segurança é resultado da soma de ações do poder público com a participação direta da comunidade. A Prefeitura e o governo estão unidas na promoção da cidadania e da segurança da comunidade com a oferta de infraestrutura e de serviços”, afirma o prefeito Luciano Ducci.

O mutirão no Uberaba se soma à implantação da primeira UPS (Unidade Paraná Seguro) da cidade e terá ações simultâneas da Cohab, FAS, Fundação Cultural de Curitiba, secretarias Antidrogas Municipal, Abastecimento, Finanças, Defesa Social, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Saúde, Urbanismo e Meio Ambiente e da Polícia Militar do Paraná.  O bairro é um dos maiores de Curitiba e conta com mais de 70 mil moradores.

Segurança – Quem mora na região já se beneficia do ambiente mais tranqüilo e seguro. A dona de casa Maria Margarete Sangi Silveira, mãe de Larissa, 9 anos, e Luiz Carlos, 1 ano, está satisfeita. Ela trabalha como voluntária na igreja e costuma percorrer o bairro a pé para levar o evangelho até as residências. “Antes eu tinha medo de andar por aí sozinha, agora me sinto segura”, disse.

Segundo ela, era comum ver pessoas usando e vendendo drogas nas ruas próximas a sua casa. “Agora tudo está mais tranquilo, me sinto aliviada”, comentou a dona de casa.

A mesma sensação é compartilhada pelas primas Michele Naraly e Lady Marques Francisco da Silva, moradoras da mesma região. “Eu gosto de fazer atividades físicas, como caminhadas à noite, na praça perto da minha casa, mas sempre precisava ir acompanhada de alguém porque era muito perigoso”, conta Michele. “Agora vou sozinha e não sinto medo, pois o bairro está muito policiado”, disse.

Novas unidades – Até o final deste ano serão instaladas dez UPS em Curitiba. O plano de ações para segurança de Curitiba inclui ainda a instalação de 75 módulos policiais móveis, a criação de um batalhão da Polícia Militar e de sete novas delegacias da Polícia Civil. A região do Uberaba que recebeu a primeira UPS de Curitiba deverá receber mais uma unidade em 2012.

Feira de serviços – Conheça alguns dos serviços que serão oferecidos gratuitamente nesta quinta e sexta-feira no Uberaba:

Cohab – cadastro, presença de uma central com diversos serviços móveis e informações;

FAS – central com serviços de manicure e maquiagem, cadastro único;

Fundação Cultural – distribuição do Guia Cultural de Curitiba;

Antridrogas – ônibus Caravana do Bem, com atividades de pintura, cartilha de divulgação, papo legal, cão amigo;

Relações com a Comunidade – orientações e divulgação documental necessária para regularização de entidades e realizações de convênios com a Fundação Cultural de Curitiba, SMEL;

Abastecimento – cadastro Armazém da Família, orientação sobre Educação Alimentar, divulgação da Horta Comunitária;

Defesa Social – teatro, divulgação dos Consegs e exposição de material;

Educação – apresentação de duas fanfarras: Michel Cury e Dorival de Brito;

Esporte, Lazer e Juventude – atividades  recreativas, jogos gigantes e atividades físicas Viva Mulher e Viva Curitiba

Meio Ambiente – distribuição de 1.500 mudas de árvores nativas, mostra de banners de educação ambiental, mostra Eco Cidadão, divulgação da guarda responsável e micro chipagem de animais;

Saúde – ônibus Carie Zero, apresentação da Vigilância Sanitária sobre dicas contra dengue e leptospirose, medição de pressão arterial e teste glicemia;

Urbanismo – informações e orientações diversas sobre regularização de obras e calçadas;

Polícia Militar do Paraná – apresentação de animais empalhados, oficina de pintura, exposição de materiais da Policia Rodoviária Estadual, bombeiros e banda militar. Presença de cinco viaturas e 62 homens.

Serviço:
Feira de Serviços (Rua Augusto Davi de Moraes, 160 – Uberaba). Dias 8, quinta-feira – das 8 às 12 horas e 9, sexta-feira, – das 13 às 18 horas.

6 mar 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando