Urbs acusa ACP de mentir sobre pedido de sistema de controle de passageiros

Publicado em 2 jun 2021, às 22h35. Atualizado em: 15 fev 2022 às 14h40.

Na audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (02), o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, compareceu à sessão virtual da Câmara Municipal de Curitiba para prestar contas à população sobre a gestão do transporte coletivo durante a pandemia.

Ao ser questionado pelos vereadores Alexandre Leprevost e Nori Seto sobre a implementação de um sistema de inteligência artificial capaz de controlar o número de passageiros em tempo real dentro dos ônibus, Ogeny acusou o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP) , Camilo Turmina, de estar mentindo.

“Falar uma coisa e não fazer é enganar e ele está enganando a todos nós”,

alegou o presidente da Urbs.

Segundo Leprevost, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) aceitou a proposta da ACP de imediato. Já a Urbs só entrou em contato com a Milênio Bus – empresa que será contratada para implementar a inovação – dois meses depois.

“Eu te pergunto: por que só agora?”,

questionou Alexandre Leprevost.

Em resposta, Ogeny afirmou que a Urbs havia enviado os ofícios no dia 20 de maio, porém não obtiveram respostas.

“Se eles responderem, nós aceitaremos a instalação em 1.000 ônibus, com os custos pagos pela ACP, como o presidente Camilo Turmina prometeu publicamente. Caso ele não o faça, iremos processá-lo por informação enganosa”,

afirmou Ogeny.

O que diz a ACP

A ACP afirmou que a Urbs é quem não respondeu mensagens e ofícios encaminhados. Por isto, quando o técnico da Millenium Bus veio a Curitiba, só implantou o sistema nos onibus da Comec porque somente a Coordenação é quem demonstrou interesse nisto. Segue a nota da ACP na íntegra:

Causa estranheza a manifestação do presidente da URBS pois a ACP oficiou em 31/03 a proposta de patrocinar o projeto piloto do sistema de controle de lotação nos ônibus pela empresa Millenium Bus.

Foram seguidas negociações por email e mensagens sem posicionamento por parte da Urbs até a vinda a Curitiba do técnico responsável pela instalação do sistema, que acabou sendo disponibilizado apenas para a Comec.

O único interesse da ACP é contribuir com o poder público nas ações para controlar a pandemia da covid 19.”

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