Vacinas podem ter sido perdidas por queda de energia em Paranavaí

Publicado em 7 out 2021, às 13h03.

A falta de energia causada pelas chuvas que caíram na madrugada desta quinta-feira (7) no noroeste do Paraná pode ter causado a perda de vacinas em Paranavaí. A prefeitura afirmou que a interrupção do fornecimento de energia foi superior ao período suportado pelas baterias do sistema de refrigeração das doses.

A energia elétrica ficou comprometida em toda a cidade perto da 1h da madrugada desta quinta, sendo restabelecida apenas às 10h40. As geladeiras que guardam as doses têm sistema de baterias com suporte para fornecimento de energia entre 2 e 6 horas.

De acordo com nota oficial da Prefeitura de Paranavaí, doses contra Covid-19 foram identificadas com temperatura acima de 8ºC na geladeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Canadá. Outras vacinas, como BCG, contra hepatite, Influenza e HPV também foram afetadas.

Todas as doses foram colocadas em quarentena até que a 15ª Regional de Saúde de Maringá dê um parecer. Ainda não foi divulgado o número de doses afetadas. As outras três UBSs da cidade não teriam sido afetadas e continuam com a vacinação normalmente.