Primeiro caso da variante indiana da Covid-19 no Brasil é confirmado
A Secretaria de Saúde do Maranhão confirmou, nesta quinta-feira (20), o primeiro caso de Covid-19 no país provocado pela variante indiana. A variante foi identificada em um paciente indiano, de 54 anos, que deu entrada em um hospital da rede privada em São Luís na semana passada.
O paciente, segundo o R7, é um dos tripulantes do navio MV Shandong da ZHI. Amostras de sangue foram enviadas ao Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, no Pará, para a realização de sequenciamento genômico, e a presença da cepa indiana foi confirmada.
O navio está em quarentena e há 15 casos confirmados de Covid-19 entre os tripulantes. Seis amostras de sangue foram encaminhadas para o instituto e todas foram confirmadas como cepas indianas. Cerca de 100 pessoas tiveram contato com os tripulantes indianos.
Até o momento, apenas as variantes do Reino Unido e da África do Sul haviam sido confirmadas no Brasil, além da cepa do Amazonas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a variante indiana como preocupante, sendo um dos fatores que levaram à explosão de casos e mortes na Índia. Segundo a OMS, a variante está presente em mais de 44 países.