Vice assume prefeitura de Maringá pelos próximos 100 dias

Solenidade reunindo autoridades civis, militares e religiosas, servidores públicos, representantes de entidades da sociedade civil e a comunidade marcou nesta segunda-feira (7) a posse de Roberto Pupin como prefeito de Maringá durante licença especial de Silvio Barros. Pupin permanece à frente da administração pelos próximos 100 dias, período em que Silvio Barros estará representando os prefeitos de todo o Brasil na Rio + 20, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável.

Após assinar o termo de transmissão de posse, Silvio Barros, mostrou duas fotos pessoais, uma de 2004, utilizada na campanha e outra feita na manhã desta segunda-feira. “Os cabelos brancos refletem as dificuldades nas decisões, tomadas sempre com habilidade e consciência mas nem sempre unânimes a todos”, disse.

A licença do cargo, de acordo com Silvio Barros, foi motivada pelo trabalho realizado a frente da administração que tornou Maringá referência em preservação ambiental. “Junto com outros quatro prefeitos e como secretário geral da Frente Nacional dos Prefeitos, assumi a missão de preparar a pauta dos municípios para a Rio + 20”, lembrou.

Desde março passado, Silvio Barros vem participando dos encontros com lideranças municipais, para fechar a pauta dos municípios para a Conferência da ONU, que será realizada de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro. No primeiro encontro, realizado pela FNP, participaram mais de 2 mil prefeitos e gestores municipais.

No final de abril o debate foi durante Audiência Pública da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, e na semana passada no Diálogos Federativos para a Rio + 20, com representantes dos municípios, estados e da União. “As cidades abrigam 50% da população, consomem 75% da energia e geram 70% dos resíduos urbanos, apesar de ocuparem 1% do território e sofrerem os maiores reflexos dos desastres naturais”, mostrou, destacando a importância da pauta dos municípios para o evento.

Para representar os prefeitos, lembra Silvio Barros, a Frente passou a selecionar os gestores mais envolvidos. “Fui escolhido pelo trabalho a frente da administração, pela nossa missão na proteção ambiental, a experiência na área e também na participação de eventos internacionais”, lembra. A licença, portanto, se tornou necessária pela dedicação que a missão exige.

Silvio Barros comparou ainda que a cidade está no rumo certo, classificada em primeiro lugar no Paraná em gestão fiscal e oitavo no Brasil. “Esse reconhecimento foi alcançado por toda equipe, inclusive com a participação de Pupin, que mostra estar preparado para continuar o trabalho exemplar que coloca Maringá sempre na vanguarda em administração pública”, afirmou.

Desafio – O prefeito Roberto Pupin agradeceu a presença das autoridades e convidados, e falou do desafio de administrar a cidade onde vive com sua família e construiu sua vida. “O agricultor semeia na expectativa de colher, e junto com Silvio Barros lançamos a semente que hoje vemos transformada em uma lavoura cheia de frutas para colhermos”, comparou.

Pupin citou a honra de fazer parte da administração, da responsabilidade de dirigir uma cidade em favor da comunidade, e do trabalho dos servidores e de toda a equipe. Para o prefeito, a missão é continuar a reconhecida administração comandada por Silvio Barros. “Não ser maior ou melhor, mas igual ao que Silvio está colhendo”.

Segundo Pupin, durante os próximos meses a administração vai manter o ritmo, acelerando os projetos em andamento e buscando recursos para mais programas e projetos. “Administrar uma cidade não é fácil em nenhum lugar, mas com aprovação de 80% da população, é possível fazer muito”, afirmou agradecendo também a comunidade.

Aprovação – O secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, também citou a aprovação da comunidade através do pagamento de tributos. “A administração tem batido recordes todos os anos em arrecadação dos tributos municipais, e isso reflete a credibilidade de uma gestão que mostra resultados”, disse.

Segundo o secretário, Silvio Barros já representa os prefeitos brasileiros e tem condições de defender os interesses dos municípios e de forma especial de Maringá em qualquer evento mundial. “Especialmente quando se trata de cidades sustentáveis porque Maringá é exemplo em proteção e ações ambientais”, afirmou.

Ricardo Barros agradeceu o prefeito Pupin por participar ativamente da administração, e por levar sua experiência de empreendedor de sucesso para a Prefeitura. “O Silvio e o Pupin são peças importantes em uma engrenagem que tem uma equipe e servidores comprometidos com uma cidade sempre melhor”.

Competência – O vereador Flávio Vicente, representando o presidente da Câmara, Mário Hossokawa, ressaltou o reconhecimento da missão de Silvio Barros e da importância de representar os prefeitos brasileiros em um evento da importância da Rio + 20. “A Câmara tem certeza da representatividade de Silvio e na competência do Pupin em manter a administração comprometida com a comunidade”, afirmou. “Conte com a Câmara”, disse a Pupin.

A deputada federal Cida Borghetti falou do orgulho para Maringá ter Silvio Barros representando os prefeitos em um evento de tamanha importância como a Rio + 20. Para a deputada, Maringá mais uma vez está na vanguarda em ceder seu prefeito para representar todo o País. “Silvio, temos a certeza que os municípios de todo o Brasil estão muito bem defendidos na Conferência da ONU”.

Cida Borghetti citou ainda a experiência e a responsabilidade do prefeito Roberto Pupin. “O Pupin está mais que preparado para assumir a administração a qualquer momento, pois nestes sete anos e pouco tem participado ativamente das decisões que reconhecem Maringá como uma cidade inovadora”, lembrou, citando o apoio da família. “Especialmente da Luiza Pupin e dos filhos”.

O deputado Odilio Balbinoti lembrou das pessoas competentes que Maringá sempre empresta para os eventos importantes. “O Pupin assume uma administração de sucesso e baseada no desenvolvimento, que com certeza vão marcar esses 100 dias a frente da Prefeitura”, disse, se colocando à disposição do município na Câmara Federal.

Participaram da solenidade Cida Borghetti e Odilio Balbinotti, deputados federais; o secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Paraná, Ricardo Barros; o prefeito de Mandaguari, Cilênio Pessoa; os vereadores Flávio Vicente, Zebrão, Heine Macieira, Belino Bravin e Luiz do Postinho; o reitor do Cesumar, Wilson Mattos; o presidente da Acim, Marco Tadeu Barbosa; o delegado-chefe Osnildo Carneiro; os comandantes dos Bombeiros tenente-coronel Claudio Zanlucas; e da Polícia Rodoviária Estadual, capitão Ademar Paschoal, o chefe regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Paulino Mexia; o gerente regional dos Correios, Carlos Mariani; o chefe do IBGE, Laércio Arali; além de representantes do 4º Batalhão da PM, Tiro de Guerra, Junta Militar, e OAB. Enviaram mensagem o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns.

8 maio 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando