Zoológico de Foz do Iguaçu adapta rotina de animais por causa do frio

por Caroline Maltaca
com informações da RIC Record TV
Publicado em 1 jul 2021, às 21h08.

Devido às baixas temperaturas registradas no Paraná nos últimos dias, o Parque das Aves em Foz do Iguaçu, localizado no oeste do estado, precisou implementar algumas mudanças na rotina dos animais para mantê-los aquecidos.

Em alguns recintos, por exemplo, foram instaladas lâmpadas térmicas que não emitem luz, mas sim calor. De acordo com o Zoológico, enquanto o município marcava 2°C nesta semana, os animais foram mantidos em uma temperatura que girava em torno de 20°C.

“No caso dos jabutis, como eles são répteis, eles não regulam a própria temperatura do corpo, como as aves e os mamíferos. Eles dependem de uma fonte externa de calor, que pode ser o sol, ou, como aqui no Parque das Aves, a gente oferece para eles uma fonte térmica através da lâmpada térmica”,

Roberta Manacero – chefe da Divisão de Bem-Estar Animal

No viveiro das ararajubas também foi colocada uma cortina de plástico transparente, para permitir a entrada do sol, mas bloquear o vento, que geralmente diminui a sensação térmica. Mesmo propondo o isolamento, o zoológico decidiu manter os espaços abertos, para deixar que os próprios animais decidam pelo local mais quente.

“Nessa época de frio, sempre nós temos esse manejo diferenciado para amenizar essas baixas temperaturas e dar maior conforto para os animais. Então todo esse trabalho que envolve os recintos e as dietas, já esta dentro do nosso cronograma”

explica Rodrigo Neca Ribeiro, gerente da Divisão de vida Silvestre.

Enquanto os jabutis e tantos outros animais precisam de uma atenção especial, qualquer frestinha entre as árvores é razão para os pássaros se aquecerem. Justamente por essa característica deles, é muito comum que  nesse período do ano os visitantes notem um comportamento diferente de tais animais. Enquanto alguns estão bem escondidos para se proteger do frio, outros estão arrepiados para absorver e manter o calor do corpo.

Cascavel

No zoológico municipal de Cascavel os bichos também têm recebido uma atenção diferenciada nessa época do ano. Em alguns recintos foram feitos isolamentos com lonas para diminuir a presença do vento. 

Para os mamíferos, além dos tablados de madeira, a cama feita com feno, é trocada constantemente. Até a dieta mudou, atualmente algumas espécies recebem alimentos de valor energético maior.