Entenda a diferença entre os tipos de leite e qual é o melhor para você

O leite tipo C não é refrigerado durante o transporte, o que aumenta a quantidade de microrganismos presentes

por Jessica de Holanda
com supervisão de Guilherme Fortunato
Publicado em 4 jun 2024, às 21h23. Atualizado em: 5 jun 2024 às 16h25.

O leite de vaca, tipo mais consumido é encontrado nos mercados, é rico em proteínas, cálcio e outros nutrientes. Você pode encontrá-lo nas versões  integral, semidesnatado, e desnatado. Nos tipos A, B ,e C. Mas você sabe as diferenças? O portal RIC.com.br separou para você.

São diversos tipos de leite
O leite integral é o que mais tem gordura, com 3% (Foto: SEAB)

Tipos de leite

O leite A provêm de um único rebanho e é ordenhado mecanicamente (sem contato manual). Além disso o produtor o refrigera imediatamente e o pasteuriza na mesma fazenda, processo que reduz a quantidade final de microrganismos.

Rebanhos diferentes podem fornecer o leite B, e os métodos de ordenha podem ser mecânicos ou manuais. As empresas transportam o leite B refrigerado a até 4°C antes de pasteurizá-lo em outro local.

Rebanhos diferentes também fornecem o leite C e utilizam os mesmos métodos de ordenha do leite tipo B. No entanto, ele não é refrigerado durante o transporte, o que aumenta a quantidade de microrganismos presentes.

Outro tipo de leite que é facilmente encontrado no mercado é o leite UHT (ultra high temperature), conhecido como longa vida, que é vendido em caixinhas.

Leia mais:

Esse tipo de leite pode ser dividido em:

Leite integral

Seu percentual de gordura é de 3%. Assim, o leite que não passa por nenhum processo para a remoção de gorduras, mantendo grande parte de suas características nutricionais primárias.

Leite semidesnatado

O percentual de gordura fica entre 0,6% e 2,9%. É o leite que passa pelo processo parcial de remoção da gordura. Dessa forma, esse processo também diminui a concentração de vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, K e E, solúveis em lipídios e insolúveis em água, facilmente estocadas no organismo).

Leite desnatado

O teor de gordura fica abaixo de 0,5%. É o leite que passou pelo processo quase completo de redução de gorduras. Assim é menos calórico que os outros. Por conta do processo, o sabor e o aroma do leite desnatado podem não agradar àqueles acostumados com o leite integral.

Leite sem lactose

O problema que afeta quem possui intolerância à lactose é não conseguir quebrar a lactose, dessa forma, o que a indústria faz, com a ajuda da enzima lactase, é realizar a quebra. Assim a indústria adiciona a enzima ao leite e a deixa agir por um tempo para que quebre este açúcar em glicose e galactose.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mostrar próximo post
Carregando