Coronavírus: app do SUS identifica os sintomas
Para ajudar na triagem de pacientes em tempos de coronavírus, o Ministério da Saúde lançou um aplicativo do SUS (Serviço Único de Saúde) que ajuda a identificar os sintomas e que concentra as principais informações sobre a pandemia. O objetivo é informar e evitar que os hospitais fiquem superlotados por conta do pânico e do caos que a epidemia global já causou, garantindo que a atenção será voltada para quem realmente corre o risco de estar infectado com o coronavírus. O app também indica quando é hora de procurar um hospital.
Para ter acesso à ferramenta, basta baixar no seu celular Android ou Iphone (IOS). Outra funcionalidade é que, por meio da geolocalização, o aplicativo ainda indica qual serviço gratuito de saúde está mais próximo do paciente.
De acordo com o Ministério da Saúde, ainda, o aplicativo vai ajudar a conscientizar a população a respeito do covid-19 e a aprender a identificar as fakenews que circulam na internet e que pode prejudicar o controle da pandemia. Uma delas relacionava vinagre ao combate do vírus, o que não é verdade e não tem eficácia comprovada.
Além da triagem virtual, o aplicativo do SUS também informa sobre os sintomas, formas de prevenção e o que deve ser feito em casos de contaminação. Para isso, a ferramenta oferece um formulário de autoexame para que o sistema identifique a necessidade de procurar um serviço de saúde.
Para ajudar na disseminação das informações, a operadora de celular Claro liberou acesso gratuito ao aplicativo sem que a franquia de dados móveis seja utilizada. A velocidade da banda larga também aumentou.
Além das informações e do questionário de triagem, o aplicativo do SUS visa mostrar as formas eficientes de evitar a contaminação, como a higienização correta das mãos e as situações em que a atenção deve ser redobrada.