CASACOR Paraná 2023: Manifesto Deca de Gustavo Scaramella dá vida a ambiente plural e singular

Publicado em 5 jul 2023, às 19h03. Atualizado às 19h04.
POST 19 DE 30

Gustavo Scaramella apresenta nesta edição da CASACOR Paraná 2023, que vai até o dia 23 de julho, em Curitiba, seu projeto Manifesto Deca, que dá vida a um ambiente plural e singular. O arquiteto propõe uma conexão interior e convida a transpor a busca do belo, questionando a beleza pasteurizada.

Os tons misturam entre os das estampas em P&B e em onça de alguns elementos. Também é utilizado o vermelho queimado, que se mistura ao verde e ao lilás. Junto às cores, um toque de irreverência está nos desenhos dos tecidos da Cosy Home que seguem a paleta cromática, nos móveis soltos, ou nos detalhes da própria marcenaria, executada pela EngWood.

Scaramella também faz outros contrapontos que saem do óbvio e refletem a aura cenográfica, como o piso com o desenho de estrelas de seis pontas. Outros elementos inusitados compõem o cenário aconchegante ao lado da lareira, revestida em cerâmica, e da banheira de imersão.

Nomes como Marcelo Conrado, Sonia Menna Barreto e Bruno Marcelino, da galeria Zilda Fraletti contrastam com diferentes peças de mobiliário, além das cadeiras Serge Roche e o espelho império constroem o ambiente. Móveis consagrados com desenho Parsons como mesas de apoio e centro, além de chaises de contornos puros, dão linearidade.

O projeto luminotécnico protagoniza a luz quente e cria uma atmosfera intimista. Idealizada em conjunto com o light designer Bender Barbosa e a Alma Light, a iluminação técnica reproduz o efeito de “luz de velas”. Peças icônicas como a luminária Snoopy, da italiana Flos, se misturam a itens garimpados de outras décadas, como a arandela em formato de anjo, do lavabo.

Para completar a imersão na experiência sensorial, aromas e sons alternam estímulos de calma e energia.

Mostrar próximo post
Carregando