Série conta história de apresentador de TV acusado de matar por audiência

Publicado em 18 maio 2019, às 00h00.

O caso Wallace Souza é retratado na nova série documental da Netflix, batizada de Bandidos na TV, que conta a história real do apresentador e deputado estadual do Amazonas. 

Caso Wallace Canal Livre

A história chamou atenção do Streaming por se tratar de uma narrativa polêmica e que até hoje levanta dúvidas sobre a culpabilidade do réu no caso Wallace Souza.

O político era apresentador do programa Canal Livre e foi acusado de ordenar a execução de homicídios para aumentar a audiência. Além disso,o filho de Wallace Souza, Raphael Souza também foi envolvido e, posteriormente, condenado por fazer parte de um ‘grupo de extermínio’.

Na época do caso Wallace Souza, o deputado discursou na Assembleia Legislativa do Amazonas e disse estar sendo perseguido.

Na época do caso Wallace Souza, o deputado discursou na Assembleia Legislativa do Amazonas e disse estar sendo perseguido. (Foto: Reprodução/Bandidos na TV)

Caso Wallace Souza Manaus 

O apresentador comandou por 10 anos o programa Canal Livre na TV Manaus, hoje TV Em Tempo. Posteriormente, ele teve seu mandato cassado em função de envolvimento com inúmeros crimes. Conforme as investigações, das polícias civil e federal, o apresentador de TV tinha relações estreitas com o tráfico de drogas. O pior, era que a parceria ia muito além do imaginável: ele encomendava assassinatos para passar em seu programa e manter a audiência.   

Veja a cronologia dos fatos:

  • Wallace trabalhou na Polícia Civil de 1979 até 187 quando foi expulso após uma investigação sobre desvio de combustível. Em 2009, ele seria reintegrado após a conclusão do caso;
  • Em 1996, ele se candidatou a vereador, mas não foi eleito;
  • Ainda em 1996, Wallace Souza, junto seus dois irmãos Carlos Souza e Fausto Souza, iniciou o programa diário Canal Livre. A programação policial com matérias sobre assassinatos, combate ao tráfico de drogas, entre outros crimes, desde o início foi um sucesso;
  • Em 1998, ele foi eleito deputado estadual do Amazonas com o maior número de votos;
  • Em 2008, começaram a surgir suspeitas do envolvimento de Wallace com o crime organizado. A primeira ligação foi após a prisão do ex-policial Moacir Jorge Pessoa, o “Moa”, que acusou Wallace Souza e o filho Raphael Souza de estarem envolvidos com pelo menos 17 homicídios.
  • Ele também foi acusado por Moa de planejar a morte de uma juíza federal.

O que dizia o deputado diante das acusações de envolvimento com o tráfico

O principal acusado no caso Wallace Souza, que era o próprio apresentador, sempre negou as acusações e declarou inúmeras vezes que era vítima de um complô político. Ele também afirmou não conhecer o ex-policial Moa, mas fotos nas quais os dois estavam juntos na piscina da casa do parlamentar apareceram para minar seu argumento.

No início, ele obteve apoio dos colegas da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), mas com o desenvolvimento das investigações e após muita pressão, os deputados votaram, por fim, pelo afastamento de Wallace Souza. Ele foi cassado por 16 votos. 

Os principais personagens do caso Wallace Souza: o apresentador, à esquerda, e o ex-policial Moa, à direita.

Os principais personagens do caso Wallace Souza: o apresentador, à esquerda, e o ex-policial Moa, à direita. (Foto: Reprodução/Bandidos na TV)

No mesmo mês, Wallace Souza foi declarado como fugitivo e, finalmente, se entregou no dia 9 de outubro. Ele foi  indiciado por homicídio, porte ilegal de arma, tráfico de drogas, intimidação de testemunhas e formação de quadrilha.

Wallace Souza morre

Antes de completar um ano atrás das grades, em julho de 2010, Wallace Souza morreu em decorrência da Síndrome de Budd Chiari, doença que ataca o fígado, enquanto estava internado, sob a custódia da Polícia Federal, em um hospital de São Paulo. Seu velório aconteceu em Manaus e reuniu mais de cinco mil pessoas.

Assista ao trailer:

A série traz a história do Caso Wallace para 2019.