Curitiba está entre as 7 cidades mais competitivas do Brasil

por Daniela Borsuk
com informações da Prefeitura de Curitiba
Publicado em 25 jan 2023, às 10h49.

Curitiba se destacou em mais um levantamento nacional como cidade atraente para a criação de novos negócios: está no Top 7 das cidades com o melhor ambiente para o empreendedorismo, segundo o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) 2022, feito pelo Ministério da Economia.

Leia mais:

O estudo avaliou o ambiente de negócios de 119 cidades, entre as capitais e municípios com a população superior a 250 mil habitantes. Na avaliação geral, tem a sétima maior pontuação nacional.

Além disso, dos nove itens avaliados no ICM 2022, Curitiba está entre as quatro primeiras posições em três quesitos: 2º lugar na categoria Qualidade da Regulação Urbanística; 3º posição na categoria Empreendendo no Município, sobre melhores ambientes regulatórios para a abertura de empreendimentos, e o 4ª lugar na categoria Liberdade Econômica.

Curitiba também melhorou seu desempenho global em relação à edição anterior do levantamento, subindo de 531,5 pontos na avaliação geral em 2021 para 571,8 pontos na avaliação de 2022. A cidade também se mantém acima da média nacional (473,9), subindo sua pontuação em seis categorias.

“É ótimo constatar essa evolução de Curitiba no ICM 2022, mais um indicador de que estamos no caminho certo. Esse levantamento diagnostica onde podemos fazer uma cidade ainda mais competitiva e também nos inspirar com boas práticas de outras cidades”, diz a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi.

Além de Curitiba, figuram entre as sete cidades mais bem avaliadas na análise global do ICM 2022: Porto Alegre (RS); Belo Horizonte (BH); Recife (PE); Brasília (DF); Florianópolis (SC) e São José dos Pinhais (PR).

Na Região Sul, Curitiba foi a 1ª colocada nas categorias Qualidade da Regulação Urbanística e Liberdade Econômica e ficou com o 2º lugar na categoria Empreendendo no Município, destacando-se entre as 18 cidades de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que participaram do levantamento.

Mostrar próximo post
Carregando