por Lucas Novak
com supervisão de Giselle Ulbrich

O Porto de Paranaguá lançou nesta segunda-feira (18) uma nova rota marítima chamada “rota ESA”. O intuito, conforme o governo estadual, é ligar a costa leste da América do Sul diretamente ao extremo oriente asiático. A inauguração da rota ocorreu junto com a atracação do porta-contêiner chinês Cosco Shipping Brazil, que foi inaugurado em novembro de 2023.

O evento, que aconteceu no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), contou com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana. Além disso, faz parte das comemorações do aniversário de 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China.

A nova rota fortalece o comércio do Paraná com o mercado da China, principal destino das exportações do estado.

O navio tem capacidade para 14,1 mil TEUs (unidade de medida que equivale a 20 pés de contêiner), incluindo 2,1 mil plugs para contêineres refrigerados, destacando a troca comercial de alimentos entre os dois países. O Paraná é líder brasileiro na produção de carne de frango e segundo maior produtor de suínos, tendo na China um importante destino destas proteínas.

A chegada do navio reforça a posição do Porto de Paranaguá como um dos principais pontos de comércio global, resultando em um aumento significativo na movimentação de cargas em 2023.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

18 mar 2024, às 20h22.
Mostrar próximo post
Carregando