Confira quem são os candidatos ao Senado pelo Paraná nas eleições de 2022

Publicado em 26 jul 2022, às 14h31.
Atualizado em: 10 ago 2022 às 19h00.

Do dia 20 de junho até 5 de agosto, os partidos se reuniram em convenções partidárias estaduais para confirmar quem serão os candidatos a governador, senador, deputados estaduais e federais. Os eventos foram realizados de forma presencial e remota, em diferentes cidades do Estado.

As eleições de 2022 acontecem em outubro e também vão definir quem será o presidente da República.

Confira os nomes dos candidatos ao Senado

Orlando Pessuti (MDB)

(Foto: MDB)

O partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) realizou convenção partidária no dia 25 de julho e definiu Orlando Pessuti como candidato ao Senado Federal. 

Orlando Pessuti nasceu em Califórnia, no interior do Paraná, é casado e tem três filhos. Pessuti atua na política paranaense desde 1982 e foi eleito cinco vezes como deputado estadual. No período, foi presidente da Assembleia Legislativa e presidiu o Bloco Parlamentar Agropecuário. Foi vice-governador do Paraná de 2003 a 2010. Em 2010, foi governador do Estado e, em 2017, foi presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Aline Sleutjes (PROS) 

Deputada Aline Sleutjes chama atenção para crise no Sri Lanka e na Holanda
(Foto: Divulgação/Agência FPA)

Aline Sleutjes (PROS) foi confirmada como candidata ao Senado Federal pelo Paraná pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS), em convenção partidária estadual realizada no dia 30 de julho, em Curitiba.

A candidata nasceu em Castro, nos Campos Gerais, e é professora. Ela é deputada federal pelo Paraná desde 2019 e vice-líder do Governo no Congresso Nacional.

Desiree Salgado

(Foto: Reprodução/ Instagram @desi.salg)

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) confirmou o nome de Desiree Salgado como candidata ao Senado Federal em convenção partidária estadual realizada no dia 30 de julho.

Desiree é casada e mãe de uma filha. Professora de de Direito Constitucional e Eleitoral na Universidade Federal do Paraná (UFPR), ela filiou-se ao PDT a convite do deputado estadual Goura em 2021.

Laerson Matias (PSOL) 

(Foto: Reprodução/ Instagram @laersonvidalmatias)

Laerson Matias (PSOL) foi confirmado como candidato ao Senado pelo Paraná durante a convenção do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e do Rede Sustentabilidade, feita no dia 30 de julho.

Laerson nasceu em São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, mas atualmente mora em Cascavel, no Oeste do Paraná. Na política, ele já foi candidato a deputado estadual, em 2006, e a vereador de Cascavel, em 2016, mas não foi eleito.

Sergio Moro (União Brasil)

PDT focará em atacar Moro para tentar emplacar Desiree na disputa ao Senado
(Foto: Divulgação/ União Brasil)

A convenção partidária do partido União Brasil definiu, no dia 2 de agosto, o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro como candidato a senador pelo Paraná.

Nascido em Maringá, no interior do Paraná, Sergio Moro foi juiz, ministro da Justiça e Segurança Pública do governo de Jair Bolsonaro e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Moro é casado e agora, com 50 anos de idade, concorre pela primeira vez a um cargo político. Para ele, “o Paraná precisa ter uma voz independente e forte lá no Senado”.

Carlos Saboia (PMN)

Dr. Carlos Saboia é candidato ao Senado pelo Paraná pelo PMN (Foto: Redes Sociais)

Carlos Eduardo Saboia (PMN) foi lançado pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN) como candidato ao Senado Federal pelo Paraná no dia 5 de agosto. Saboia é médico, tem 75 anos e é ex-vereador de Maringá, no Noroeste do Paraná. O candidato nasceu em Rio Negro (PR).

Álvaro Dias (Podemos)

PSDB vai apoiar Álvaro Dias como candidato a senador pelo Paraná
(Foto: Geraldo Magela/ Agência Senado)

A convenção partidária do partido Podemos foi realizada no dia 5 de agosto, em Curitiba. No evento, Álvaro Dias foi confirmado como candidato ao Senado pelo Paraná.

Álvaro Dias é natural de Quatá, em São Paulo, e já foi deputado federal, deputado estadual e governador do Paraná.

Paulo Martins (PL)

(Foto: Divulgação/PSC)

Em convenção partidária realizada no dia 3 de agosto, o Partido Liberal (PL) oficializou a candidatura de Paulo Martins ao Senado pelo Paraná. A cerimônia foi realizada na Sociedade Urca, em Curitiba.

O candidato tem 41 anos e nasceu em São Paulo. Atualmente, exerce mandado como deputado federal e é jornalista.

Roberto França (PCO)

(Foto: Reprodução/Twitter @robertofranca29)

Roberto França (PCO) foi confirmado como candidato ao Senado Federal pelo Paraná pelo Partido da Causa Operária (PCO), em convenção partidária feita no dia 31 de julho, em Curitiba.

O candidato é professor universitário de geografia, especializado em geopolítica e economia política. Formado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), ele é morador de Foz do Iguaçu e será candidato ao Senado pela primeira vez.

Rosane Ferreira (PV)

(Foto: Reprodução/RIC Mais)

Rosane Ferreira (PV) foi formalizada como candidata ao Senado pela federação composta pelo Partido Verde (PV), Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Comunista do Brasil (PC do B).

Rosane é enfermeira e foi vereadora de Araucária pelo PV, mas renunciou ao cargo em 2021. A candidata ainda foi deputada estadual pelo Paraná entre 2007 e 2010 e deputada federal pelo estado entre 2011 e 2014.

Desistências

A candidatura de César Silvestri Filho (PSDB) foi retirada pelo colegiado nacional do PSDB por meio de uma resolução publicada no dia 4 de agosto. A federação PSDB-Cidadania, junto a César, entraram com uma petição de medida liminar solicitando a suspensão da decisão do colegiado, para que Cesar mantenha a candidatura.

O deputado estadual Guto Silva (PP) retirou a candidatura ao Senado para integrar a coordenação da campanha de reeleição do governador Ratinho Júnior (PSD). Com a saída de Guto, a presidente do Progressistas do Paraná, a deputada estadual Maria Victoria, anunciou no dia 6 de agosto que a legenda apoiará a candidatura de Paulo Martins (PL).

Mostrar próximo post
Carregando