Explica Aí!

por Jeulliano Pedroso

Continuamos a série de entrevistas com a direção dos partidos com atuação no Paraná. Dessa vez, Maria Victória fala sobre o papel do Progressistas (PP), um dos partidos da base do governador,  Ratinho Jr. O PP entende que o grande número de candidaturas que os muitos partidos da base vão gerar em 2024 pode afastar o governador dos palanques do partido, pelo menos no primeiro turno. Outra aposta do PP é que a polarização, que marcou as eleições de 2022, será menor em 2024. Isso porque, o partido entende que pautas mais próximas da população como a pavimentação de ruas e o investimento em saúde e educação serão mais importantes para o futuro das cidades.

1 – Quantas cidades do Paraná o seu partido está atualmente organizado?

MV – Hoje o Progressistas é uma das principais forças políticas do Paraná. Somos um partido consolidado com diretórios ou provisórias em 391 cidades (98% dos municípios paranaenses). Além disso, possuímos bancadas com 5 deputados federais, a maior do PP na Câmara, e 4 estaduais que trabalham de forma coordenada e alinhada.  

2 – Há um planejamento para lançar candidaturas em quantas dessas cidades?

MV – O partido pretende lançar candidatos próprios no maior número de cidades possível. Estamos em contato constante com nossas lideranças e pré-candidatos para construir chapas competitivas não só de prefeitos, mas também de vereadores. 

3 – Existe alguma meta estabelecida para a quantidade de vereadores e prefeitos que o partido pretende eleger?

MV – Não. Onde o PP disputar fará campanhas propositivas para debater as reais necessidades da população.

4 – Nas cidades de Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Região Metropolitana de Curitiba e Curitiba, o seu partido planeja ter candidatura própria ou buscará uma composição ou coligação?

MV – A prioridade do partido, por decisão da executiva estadual, é ter candidatos próprios no maior número de cidades possível. 

5 – Qual é a avaliação que o seu partido faz do atual mandato do Governador do Paraná, Ratinho Junior? Acredita que ele terá um peso significativo nas eleições municipais de 2024?

MV – Integramos a base do Governador que vem fazendo uma gestão dinâmica, inovadora com ótimos resultados para a população. Índices traduzidos nas pesquisas de aprovação. É um dos governadores com melhor avaliação no Brasil. Em relação ao período eleitoral, na maioria das cidades, os partidos que formam a coligação de apoio ao governador terão candidatos adversários. Esses cenários podem dificultar a presença do apoio do governador, sobretudo no 1º turno. 

6 – Qual é a avaliação que o seu partido faz do atual mandato do Presidente Lula? Acredita que ele terá um peso significativo nas eleições municipais de 2024?

MV – O governo do Presidente Lula está no início e precisa mostrar mais resultados. Trabalhar em coordenação com o Congresso e os Estados é o caminho para isso. Em relação ao período eleitoral, o presidente Lula possui uma aliança (Federação) formada por um número menor de partidos, o que deve facilitar a sua participação nas disputas municipais. 

7 – E quanto ao ex-presidente Jair Bolsonaro? Acredita que ele terá um peso relevante nas eleições municipais de 2024?

MV – O ex-presidente teve uma votação expressiva aqui no Paraná em 2022. E uma parte significativa desse eleitorado é muito fiel ao ex-presidente. Ele deve ter um peso considerável nas eleições. 

8 – Como o seu partido percebe que a polarização política nacional pode afetar o desempenho das candidaturas nas eleições municipais de 2024?

MV – A polarização causará obviamente um impacto. Porém as eleições municipais são decididas pelas demandas locais, o asfalto na frente de casa, saúde, educação. Os anseios diários da população têm um peso maior do que a disputa nacional. 

9 – Quais são as áreas ou temas prioritários em sua plataforma para as eleições municipais de 2024?

O Progressistas é um partido municipalista que trabalha por mais investimentos nas cidades, saúde mais perto da população, melhoria no ambiente para negócios, educação inovadora e inclusiva, geração de empregos, agronegócio mais forte e uma segurança cada vez mais presente. Também seguimos uma Agenda Central, definida este ano com 11 pontos que são os nossos princípios: Respeito à Constituição Federal e Segurança Jurídica; Políticas Fiscais Equilibradas e Contra Aumento de Impostos; Investimentos e Valorização dos profissionais da Saúde e Educação; Liberdade Econômica e Direitos de Propriedade; Eficiência no Gasto Público e Gestão Profissional das Estatais; Investimento em Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável; Valorização do Turismo e Cultura Brasileira; Proteção Social e Inclusão: Valores Centrais para um Brasil Justo; Inovação, Flexibilidade Laboral e Política Externa; Liberdade Religiosa, Valorização da Família e da Vida e Segurança Pública, Combate às Drogas e à Corrupção.

22 dez 2023, às 13h31.
Mostrar próximo post
Carregando