A preparação de cooperados para capacitação de produtores rurais é o tema da segunda reportagem do Ric Séries para julho, o mês do cooperativismo. Desta vez, os protagonistas são os funcionários dos entrepostos, sedes e indústrias das cooperativas, os maiores responsáveis por dar toda a assistência e formação aos associados.

Lucineide Balsarim dos Santos, trabalha no sistema cooperativista há 35 anos e é uma veterana do setor. Ela afirma: “Nós, funcionários, também temos que participar do cooperativismo considerando que juntos somos mais fortes e conseguimos conquistar grandes coisas contribuindo com o crescimento”. 

Como jovens cooperativistas são preparados

Desde 1998, a capacitação presente no curso ‘Jovens Líderes Cooperativistas’, da Coamo, já teve mais de 26 turmas e formou mais de mil cooperados.

Presidente da Coamo, Aroldo Galassini, foi quem idealizou essa formação, que hoje já tem convênios com grandes universidades e faz parte do calendário da Coamo. Para ele, esse curso e cursos semelhantes contribuem com a sucessão dos negócios na família e na própria cooperativa.

Emílio Magne Guerreiro Jr. é filho de cooperado e foi um dos beneficiados na 15ª turma do programa. Com o conhecimento que adquiriu, levou os negócios da família adiante, mesmo com o desafio de compactuar ideias de gerações diferentes.

 Aos 34 anos, Emílio atua para além da lavoura, como conselheiro administrativo da Coamo. Sua principal função é trazer as dificuldades e necessidades do campo para a organização.

Educação desde cedo

O programa ‘Coamo Kids’ foi idealizado em 2021 com o objetivo de agregar as crianças de 5 a 12 anos das famílias cooperadas no tema, a partir de iniciativas como a revista Turminha Coamo. Aquiles de Oliveira Dias, diretor de suprimentos e assistência técnica da Cooperativa Coamo, explica que a ideia é desenvolver a família cooperativista como um todo.

De forma lúdica e fácil, as crianças podem, então, entender o que é e como acontece o cooperativismo enquanto se divertem!

Já os adolescentes, principalmente aqueles entre os 13 e 17 anos, também foram incluídos na política educacional da Cooperativa. Eles ganharam o Programa ‘Futuro Coop’, que trabalha o desenvolvimento em várias áreas: desenvolvimento pessoal, emoções, finanças, escolha da profissão, entre outros. Ao longo da formação, jovens também aprendem a valorizar o trabalho já feito pelos pais.

Na próxima reportagem da série do mês do cooperativismo, você confere mais detalhes sobre os investimentos e expansão da cooperativa, além das mudanças e desenvolvimento promovidos onde ela está presente. É no próximo domingo (17), às 9H da manhã no Ric Rural, com os apresentadores Rose Machado e Sérgio Mendes.

Um oferecimento: Coamo, a vida é a gente que transforma.

12 jul 2022, às 18h59. Atualizado em: 6 set 2023 às 13h07.
Mostrar próximo post
Carregando