Inteligência artificial ajuda a melhorar a qualidade de vida; veja aplicações

Publicado em 9 out 2023, às 15h35.
POST 1 DE 2

Atualmente, segundo pesquisa da International Business Machines Corporation (IBM), 41% das empresas brasileiras já usam inteligência artificial (IA) no dia a dia, seja na parte de segurança, conversação, marketing, vendas, ou automatização de operações.

Porém, mais do que uma ferramenta para facilitar o trabalho dentro das empresas, a inteligência artificial pode ser aplicada com foco em melhorar a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar das pessoas.

Com sua capacidade de captar, analisar e interpretar dados e informações de forma rápida e precisa, é possível otimizar decisões em grandes centros urbanos nas áreas de transporte e infraestrutura, por exemplo. Na área da saúde, pode prevenir doenças, analisando hábitos de vida e histórico de saúde, por exemplo.

No Brasil, empresas como a ‘Mercado Diferente’, startup de assinatura de alimentos orgânicos com entrega à domicílio, já apostam na inteligência artificial para ajudar a melhorar os hábitos alimentares de seus clientes. Segundo o co-fundador Saulo Martin, no momento do cadastro para assinatura, o cliente preenche informações que vão ajudar a sugerir os alimentos que estarão nas cestas que são entregues semanalmente.

“Nossa inteligência artificial leva em consideração todo o cadastro da pessoa, quantas pessoas têm na casa, quantas vezes por semana cozinha, quais são as refeições mais importantes, se tem alguma dieta restritiva como vegetarianismo ou veganismo, leva tudo isso em consideração”, explica ele.

“Leva também em consideração todo o uso de nossa base, já grande, de clientes. Têm as preferências e restrições que você cadastra depois que você faz a sua conta, e têm as informações da Organização Mundial da Saúde, que determina quanto que cada pessoa por residência tem consumo de frutas, legumes e verduras por dia”.

Assim, a empresa consegue prever a compra com produtores, como será a distribuição com clientes e quanto eles irão consumir em média, incentivando a alimentação saudável, a economia e a sustentabilidade.

Quer conhecer a Mercado Diferente e contribuir no combate ao desperdício de alimentos? Clique aqui e veja como assinar o serviço!

Mostrar próximo post
Carregando