Lar de idosos em Apucarana tem surto de Covid-19 com 84 positivados
O Lar São Vicente de Paulo, de Apucarana, norte do Paraná, registra surto de infectados pelo novo coronavírus. A informação foi repassada pela Autarquia Municipal de Saúde e atualizada pela enfermeira do local, Sidneia Fregni. No total, 84 pessoas positivaram para a doença, até sexta-feira (04). Desse número, 12 são funcionários. Um paciente idoso, com comorbidades, morreu pela Covid-19, no Hospital da Providência.
Conforme Fregni, o lar atende 88 idosos, atualmente, sendo que 72 deles tiveram teste positivo para a doença. Deste número, uma mulher de 81 anos, com comorbidades, está internada em estado estável e um homem, também com comorbidades, que não teve a identidade divulgada, morreu. Os outros apresentaram somente sintomas gripais. Para impedir novas contaminações, a equipe isolou quem não testou positivo, por estarem em número menor.
O esquema vacinal dos pacientes é monitorado pela equipe do Lar São Vicente de Paulo. Todos os idosos estão vacinados com até a terceira dose. “Se alguém tinha dúvida da vacina, pode tirar a dúvida”, Fregni fala ao considerar a taxa baixa de internados e de casos graves entre os positivados. A testagem para a Covid-19 é feita a cada 15 dias em funcionários e idosos.
Em dezembro de 2020, o lar passou pelo primeiro surto com 23 pessoas contaminadas. Na ocasião, seis idosos que viviam na instituição morreram.
Em nota oficial pelo site da Prefeitura, o prefeito Junior da Femac (PSD) frisou que a monitoração do Lar São Vicente de Paulo é frequente, assim como oferta de máscaras e álcool. Foi solicitado ao município um médico para medicar os idosos que precisam de cuidado maior.