Dia da Pizza: confira cinco sabores inusitados para experimentar em Curitiba
Pizza de pétalas de rosa, de açaí, de barreado, de pinhão, ou uma “redonda” com 50 fatias. Você se arriscaria a experimentar alguma dessas pizzas inusitadas, disponíveis nos cardápios de pizzarias curitibanas?
Neste domingo (10) é celebrado o Dia da Pizza e o prato típico da culinária italiana – que ganhou o gosto dos brasileiros – também tem um espaço reservado no coração dos curitibanos. Segundo informações da Prefeitura de Curitiba, mesmo com o cenário pandêmico dos dois últimos anos, o número de pizzarias cresce ano a ano na capital.
Um levantamento da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, referente a junho, revela que existem 660 pizzarias ativas na capital. O volume é 17% superior ao do mesmo período de 2019, antes da chegada da Covid-19, quando eram 563. Mesmo durante o período mais complicado da pandemia, o número de estabelecimentos ativos aumentou: para 593 em 2020 e 644 em 2021.
Entre tantas pizzarias curitibanas, o prato tão popular é feito de diferentes formas: com massa fina, grossa, crocante e até no formato quadrado. O RIC Mais separou cinco sabores inusitados para você experimentar neste Dia da Pizza. Confira!
Pizza de pétalas de rosa da Avenida Paulista
A pizza de pétalas de rosa é exclusividade e marca registrada da pizzaria Avenida Paulista desde sua inauguração, há 19 anos. O proprietário do estabelecimento, Francesco Perissinotti Magnani, conta que a intenção ao desenvolver o sabor era criar algo que marcasse o imaginário das pessoas. “É um sabor bastante procurado pelos casais de namorados”, relata Francesco.
Ela leva sorvete de baunilha, farofa de bombom Sonho de Valsa e pétalas de rosa glaciadas.
Onde: Rua Emiliano Perneta, 680 – Centro
Pizza de pinhão da Colodel Pizza’s Pub
O sabor criado pela Colodel é exclusividade do mês de julho, em homenagem ao período de festas juninas. Segundo o proprietário da pizzaria, Adriano Colodel, a opção é a mais procurada pelos clientes neste período.
A pizza ainda conta com um toque especial da Colodel: queijo parmesão, cream cheese e copa lombo. Os pinhões são colocados na massa em formato de flores.
“Criamos a receita com o pinhão para que as pessoas pudessem saborear algo diferente do tradicional. Agregamos também os nossos melhores queijos e o copa lombo”,
explica Adriano.
O proprietário conta que buscou uma carne que combinasse com o sabor do pinhão. A pizzaria fez testes com frango, costela e linguiça até chegar na combinação ideal, com a carne de porco. “Acertamos em cheio pois é uma carne super macia, nobre em sabor e com um custo acessível para podermos explorar na pizza e agradar os nossos clientes”, destaca Adriano.
Onde: Av. Manoel Ribas, 6365 – Santa Felicidade
Pizza ‘exagerada’ da Fornalha
A pizza ‘exagerada’ é o carro-chefe da Fornalha, pizzaria tradicional no bairro Boqueirão que conta com mais de 30 anos de história. Considerada uma das maiores do Brasil, ela tem 80 cm de diâmetro, 50 fatias e pode ser feita com peso total de 7 a 9 quilos e borda recheada, servindo até 15 pessoas.
Além de consumo no local, a pizza “monstro” pode ser entregue na casa do cliente. Segundo a gerente do setor financeiro da pizzaria, Schirley Ilianara Cordeiro, o estabelecimento vende mais de 250 pizzas exageradas por mês.
Onde: R. Maestro Carlos Frank, 1641 – Boqueirão
Pizza de barreado e pizza de açaí da Mercearia Anos 30
Sabores inusitados não faltam no cardápio da Mercearia Anos 30. Um dos mais populares entre os clientes é o de barreado, que adapta o típico prato paranaense para a pizza. O estabelecimento chegou a participar de um campeonato paranaense com o sabor e ganhou o segundo lugar.
Outro sabor criativo da Mercearia é a pizza de açaí com creme de leite Ninho que umedece e deixa a massa no ponto certo. De acordo com o proprietário, Cristiano Salvador, a pizzaria pega produtos que são tendência e adapta para transformar em um sabor de pizza.
Onde: Av. Iguaçu, 3645 – Vila Izabel
Sabores inusitados pedidos pelos clientes
Além dos sabores diferentes criados pelos próprias pizzarias, há casos de clientes que ousam na hora de fazer o pedido. O proprietário da Colodel Pizza conta que muitos clientes pedem para misturar recheios ou experimentam um sabor em outra cidade e pede para a pizzaria fazer igual.
“Uma vez um cliente pediu nosso sabor Banoffee com ketchup por cima. Não sabemos dizer se o sabor ficou realmente bom, mas o cliente gostou”,
diz Adriano.
Já na Dina Pizza, o proprietário Robson conta que o pedido mais criativo que receberam foi de pizza de abóbora com carne de porco.
Francesco, da Avenida Paulista, destaca que pedidos de sabores inusitados são muitos, mas a pizzaria evita fugir do padrão.
“Mas temos muitas histórias interessantes. São muitos pedidos de casamento, aniversários de namoro/casamento, formatura e aniversários. Temos muitos clientes fiéis que vêm a casa com muito carinho, por ter feito parte de algum momento especial da sua vida e costumam retornar para reviver esse momento”,
relata Francesco.
De acordo com o proprietário da pizzaria Pizzicato, Rafael Nicolella, o estabelecimento recebe pedidos excêntricos todos os dias, mas trabalha com os sabores mais tradicionais. “Não temos pizzas mexicana, baiana ou de costela!”, afirma.
Com mais de 50 anos de história, a Pizzicato foi a primeira pizzaria de Curitiba a ter um forno a lenha. As pizzas são feitas a partir da fermentação natural, sem nenhum tipo de gordura na massa.
“Tivemos muitas pessoas famosas passando aqui! Muitos jogadores de futebol também, pela proximidade com a Arena do Athletico, como jogadores das décadas de 60, 70 e 80”,
conta Rafael.
Confira os sabores mais pedidos em seis pizzarias tradicionais de Curitiba
Além das pizzas inusitadas, alguns sabores mais tradicionais são os “queridinhos” de pizzarias curitibanas:
Avenida Paulista (Rua Emiliano Perneta, 680 – Centro): Margherita e Calabresa
Pizzicato (Avenida Silva Jardim, 1121 – Rebouças): Margherita
Dom Martiello (Rua Prefeito Ângelo Lopes, 36 – Cristo Rei): Calabresa com quatro queijos
Dina Pizza (Várias sedes): Calabresa, frango com requeijão e marguerita
Fornalha (R. Maestro Carlos Frank, 1641 – Boqueirão): Calabresa
Mercearia Anos 30 (Av. Iguaçu, 3645 – Vila Izabel): Carne seca com manteiga de garrafa
História do Dia da Pizza
Instituído em 1985, o Dia da Pizza tem sua origem em um concurso que elegeria as 10 melhores pizzas de São Paulo. Com o sucesso, a data passou a ser celebrada nacionamente todos os anos e se transformou em uma oportunidade para que os estabelecimentos façam promoções e descontos, e os clientes se deliciem com uma bela pizza.