Livre de impostos, 1º free shop de vinhos do Brasil facilita acesso
A Receita Federal publicou o Ato Declaratório Executivo SRRF10 Nº 12, de 12 de setembro de 2022, na edição de 13 de setembro de 2022 no Diário Oficial da União, seção 1, página 18, autorizando o funcionamento do Almadén Free Shop.
Leia mais:
- Aprenda a fazer o tradicional Pão de Queijo de Minas
- Menina de três anos é considerada a jovem mais inteligente do Brasil
Para o diretor Superintendente da Miolo Wine Group, Adriano Miolo, esta é uma conquista do vinho brasileiro. “Temos um patrimônio histórico nas mãos. Preservar e compartilhar é nosso dever, e facilitar o acesso ao vinho brasileiro sempre foi nosso propósito”, destaca.
Além do preço, a praticidade de ter acesso a um portfólio de 120 rótulos de vinhos e espumantes nos mais variados estilos em um único lugar é uma das vantagens, sem contar a oportunidade de viver uma nova experiência diante do Roteiro Enoturístico Almadén, que também inclui o Museu Semente, deck panorâmico nos vinhedos, torres, passarela sobre tanques e salas de degustação.
Nesses 33 anos de trajetória, a Miolo já mostrou como vem desbravando o mercado de vinhos, lançando projetos pioneiros que vêm transformando e acelerando o desenvolvimento do setor. Assim foi com a aposta na produção em quatro diferentes terroirs – Vale dos Vinhedos, Campanha Meridional, Vale do São Francisco e Campanha Central -, com a colheita noturna e com a colheita mecânica, com o controle e viabilidade da produção no sertão nordestino a partir da irrigação com as águas do Velho Chico, com a certificação de 100% de sua produção vegana e na dianteira das exportações, entre outros.
Agora, com este importante passo na oferta de um novo formato de venda, totalmente diferenciado, a Miolo inova mais uma vez, abrindo as portas do primeiro free shop de vinhos brasileiros em uma vinícola.
Nos 1.200 hectares da propriedade, a Almadén preserva os vinhedos de uvas viníferas mais antigos do país. São 450 hectares ocupados exclusivamente por vinhedos próprios cultivados em espaldeira. São 25 castas, de onde nascem 13 vinhos (sete tintos, cinco brancos e um rosé). Também é de lá o Single Vineyard Cabernet Franc com IP Campanha Gaúcha e o Miolo Vinhas Velhas Tannat, ícone da unidade.
Nos trilhos do desenvolvimento, a região ganhará ainda mais velocidade com o Trem do Pampa, que deverá entrar em funcionamento até 2023. Serão 20 km, da Estação de Santana do Livramento até a Estação de Palomas. Operado pela Giordani Turismo, o passeio terá parada para visitação e degustação na Vinícola Almadén.
O roteiro
Inaugurado no dia 10 de setembro, o Roteiro Enoturístico Almadén recebeu investimentos na ordem de R$ 3 milhões, gerando novos empregos e projetando um fluxo de 100 mil visitantes por ano. O novo atrativo chega para acelerar o desenvolvimento do turismo na região, já consolidada como uma das principais produtoras de vinhos finos brasileiros, também reconhecida com Indicação de Procedência.
Ao chegar na Almadén, o turista se depara com uma fachada totalmente revitalizada, que dá as boas-vindas, conduzindo o visitante para a recepção. De lá, o roteiro vai avançando na história, ganhando recortes das memórias construídas pela marca. O Museu Semente reúne, em uma área de 100 metros quadrados, um acervo de fotos e objetos catalogados que contam essa trajetória. Um vídeo leva o visitante a viajar pelo passado e presente, mostrando a relevância da marca para a região e para a vitivinicultura brasileira.
Do Museu, o passeio segue para a área externa. A paisagem característica da Campanha Gaúcha ganha destaque com um deck panorâmico de 25 metros de comprimento que avança sobre os vinhedos numa altura de 3 metros. Do mirante é possível apreciar o Cerro de Palomas, cartão postal da cidade ao fundo da linha do horizonte do vinhedo. Ali, o visitante recebe informações sobre os vinhedos, cultivo e variedades de uvas. No trajeto, também é possível avistar duas torres – 45m e 25m de altura – instaladas na propriedade, sinalizando o complexo na paisagem.
Do vinhedo para a cantina, o percurso segue por uma passarela aérea com 4,5m de altura sobre os tanques de aço inox. Todo know-how da Almadén na elaboração de vinhos e espumantes pode ser conferido neste momento. Atualmente, a capacidade de processamento da vinícola é de 6 milhões de quilos de uvas por ano e uma armazenagem de 8,3 milhões de litros, sendo uma das mais modernas e automatizadas da América Latina. De lá, o itinerário segue para as salas de degustação onde são degustados quatro produtos, selecionados de acordo com a estação do ano. A experiência encerra no free shop.