Curitiba, a capital do Paraná, completa 331 anos nesta sexta-feira (29) e surgiu em 1693 após o capitão Matheus Martins Leme promover a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila, como exigiam as leis portuguesa, na época em que o Brasil era colônia de Portugal.

Primeiramente, foi fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, depois, em 1721,o nome mudou para Curitiba. 

Curitiba: qual a origem do nome da cidade

A palavra vem de origem Guarani: Kurí’ýtýba, e quer dizer “grande quantidade de pinheiros, pinheiral”, na linguagem dos índios, os primeiros habitantes do território. Nesta época, com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho, foi determinado que os habitantes tivessem certos cuidados com a natureza, como limpar rios para evitar o banhado em frente à igreja matriz. 

Além disso, o ouvidor Pardinho estabeleceu também que as casas não poderiam ser construídas sem autorização da Câmara e deveriam ser cobertas com telhas. As ruas já iniciadas teriam de ser continuadas, para que a vila crescesse com uniformidade.

Do tropeirismo até se tornar capital

Até 1812, Curitiba passou por um período de extrema pobreza, de acordo com informações da Prefeitura de Curitiba. A melhora só viria com o tropeirismo. 

A cidade era ponto estratégico do caminho do Viamão a São Paulo e às Minas Gerais. Como resultado, a rota fez o povoado crescer no comércio com a passagem dos tropeiros.

O aluguel de fazendas para as invernadas transferia os habitantes do campo para o povoado. Surgiram lojas, armazéns e escritórios de negócios ligados ao transporte de gado. Além disso, junto com o desenvolvimento, em 1853 foi conquistada a emancipação do Paraná, onde Curitiba se tornou capital.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

29 mar 2024, às 00h01. Atualizado em: 28 mar 2024 às 15h56.
Mostrar próximo post
Carregando