Oficial: Ricciardo é confirmado na McLaren e Sainz vai para Ferrari em 2021

Publicado em 14 maio 2020, às 00h00.

Após saída de Vettel da Ferrari na terça-feira, as trocas de acento começaram a agitar o mundo da Fórmula 1. Nesta quinta-feira (14) o australiano Daniel Ricciardo foi confirmado pela McLaren como piloto para a próxima temporada, entrando no lugar do espanhol Carlos Sainz, que oficialmente foi anunciado na Ferrari. Ambos os pilotos seguem em suas equipes até o final de 2020.

 

Sainz na Ferrari

A saída do tetracampeão mundial Sebastian Vettel foi confirmada pela Ferrari na terça-feira. Sendo assim, a equipe italiana começou o processo de busca de um substitituto para o carro. Na última terça-feira, as informações de que Carlos Sainz Jr seria piloto da Ferrari começaram a aparecer. Na manhã desta quinta, o anuncio oficial foi feito pela escuderia italiana.

O chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto comentou sobre a nova contratação.

“Tenho o prazer de anunciar que Carlos se juntará à Ferrari a partir do campeonato de 2021. Carlos provou ser muito talentoso e mostrou que tem a capacidade técnica e os atributos certos para torná-lo um piloto.”

Carlos Sainz Jr. tem 25 anos, com passagens pela Toro Rosso, Renault e atualmente na McLaren, o espanhol terá a primeira oportunidade de guiar um carro de ponta na próxima temporada. Sainz agradeceu à McLaren e comentou sobre a sua chegada a equipe de Maranello.

“Estou muito feliz por estar dirigindo pela Ferrari em 2021 e estou animado com o meu futuro com a equipe. Ainda tenho um ano importante pela McLaren Racing e estou realmente ansioso para correr novamente com eles.”

Carlos participou de 102 GPs de F1, em cinco temporadas. Em 2019, terminou em sexto no campeonato de pilotos. No GP do Brasil do ano passado teve o seu melhor desempenho em uma corrida, terminando na terceira posição e conquistando um pódio.

 

Ricciardo na McLaren

Com Sainz a sendo anunciado como substituto de Sebastian Vettel na Ferrari, a McLaren confirmou Daniel Ricciardo como piloto nesta quinta-feira. O australiano deixará Renault ao final da temporada 2020 e se juntará à equipe britânica, formando dupla com o jovem piloto Lando Norris.

Ricciardo quase foi para a McLaren em 2019, quando estava considerando suas opções em 2018. Contudo ele decidiu ir para a Renault, enquanto Sainz deixou a equipe francesa e partiu para a McLaren.

O CEO da McLaren, Zac Brown comentou sobre a chegada de Ricciardo.

“A contratação de Daniel é mais um passo adiante em nosso plano de longo prazo e trará uma nova e empolgante dimensão para a equipe. Esta é uma boa notícia para o nosso time, parceiros e, claro, nossos fãs. Zac Brown completou agradecendo Carlos Sainz: “Também quero prestar homenagem a Carlos pelo excelente trabalho que ele vem fazendo na McLaren ao ajudar nosso plano de recuperação de desempenho.”

Daniel Ricciardo tem 30 anos. Foi piloto Red Bull na Fórmula 1 por oito temporadas, sendo os três primeiros na Toro Rosso e outros cinco na Red Bull Racing. Em 2019, Daniel correu pela Renault e terminou em nono na classificação de pilotos, com 54 pontos.

“Estou muito grato pelo meu tempo com a Renault e a maneira como fui aceito na equipe. Mas ainda não terminamos e mal posso esperar para voltar ao grid neste ano. Meu próximo capítulo ainda não começou, então vamos terminar com força. Merci”. Disse Ricciardo em mensagem publicada nas redes sociais.

 

Ferrari e McLaren definidas

Duas equipes com a dupla de pilotos formadas para 2021. Charles Leclerc e Carlos Sainz na Ferrari e Daniel Ricciardo e Lando Norris na McLaren. A temporada da Fórmula 1 ainda não começou por conta da pandemia do coronavírus, mas as movimentações nos bastidores vão deixando os fãs da categoria cada vez mais ansiosos para o inicio das corridas.