A Ceasa Curitiba é a central de abastecimento de produtos hortigranjeiros, pescados e outros perecíveis da capital paranaense. A maioria das frutas, legumes e flores comercializadas em locais como supermercados e sacolões saem da Ceasa. Saiba mais!

Ceasa Curitiba

A rotina da Ceasa, Centrais de Abastecimento de Curitiba, começa bem cedo, com vendas a partir das 4h30 da madrugada e entregas às 5h. Localizada no bairro Tatuquara, recebe mais de 20 mil pessoas por dia e gera em torno de 8 mil empregos diretos e 19 mil indiretos, sendo responsável pelo sustento de muitas famílias.

Por dia são vendidas mais de 2,6 toneladas de produtos e são mais de 420 empresas atacadistas no local.  A Ceasa Curitiba é praticamente uma cidade. E para atender tantas pessoas, a estrutura não poderia ser diferente. O local tem de tudo, em um terreno que conta com 72 mil metros quadrados de área construída, e 510 mil de área total.

ceasa curitiba
Ceasa Curitiba.

Confira abaixo a estrutura da Ceasa de Curitiba:

  • 12 pavilhões
  • 1 módulo do 13º Batalhão da Polícia Militar
  • 16 instalações sanitárias, com 32 banheiros
  • 2.500 vagas de estacionamento
  • Mais de 600 boxes
  • Lanchonetes e restaurantes
  • Bancos
  • Cartório

A Ceasa Curitiba existe, oficialmente, desde 1976.

O que é Ceasa?

As Ceasas são empresas estatais ou de capital misto (público e privado), criadas na década de 60 pelo Governo Federal, com o objetivo de aprimorar a comercialização e distribuição de produtos hortifrutigranjeiros.

O espaço comercial é de responsabilidade do Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e no Paraná oferece cinco unidades atacadistas situadas em Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel. A Ceasa é hoje a principal fonte de comercialização dos agricultores.

Uma das mais importantes funções da Ceasa PR é administrar os volumes ofertados em cada região, evitando maiores perdas para os produtores ou preços muito elevados para os consumidores. Há muitos perfis de compradores, mas a maioria é constituída pelo varejo da região: feirantes, pequenos comerciantes e supermercados em sua maioria.

Cotação Ceasa Curitiba

As informações de preços diários da Unidade Ceasa Curitiba podem ser acompanhadas através do site oficial. A página traz ainda uma série de serviços e informações sobre o mercado de hortigranjeiros nas cinco unidades do Paraná. Para realizar a consulta, basta clicar no dia que você gostaria de verificar a cotação.

No site da Ceasa Paraná também é possível conferir a cotação em todas as unidades do estado nos anos anteriores, clicando aqui. São mais de 330 produtos hortigranjeiros cadastrados, e diversos tipos de flores de corte, de vaso e de paisagismo, folhagens e forrações. Neste levantamento estão os tipos de produtos, suas variações, unidade de embalagem e sua situação no mercado atacadista, assim como procedência, preços mínimos, cotação Ceasa Curitiba do dia, e preços máximos. Os dados são atualizados diariamente a partir das 10 horas da manhã.

Produtos da Ceasa Curitiba

Na Ceasa Curitiba, assim como em outros estados, é possível encontrar legumes, frutas, hortaliças, ovos, pescados, além de outros perecíveis ligados a agricultura. O local possui um espaço próprio para a comercialização de hortigranjeiros orgânicos, e um Mercado de Flores muito famoso na cidade.

Por meio de licitações, a Ceasa Curitiba aluga algumas de suas áreas para empresas privadas. Os espaços são chamados de “boxes”, onde é feita a comercialização e o armazenamento dos produtos. Dessa forma, os “boxes” são atribuídos aos comerciantes ou permissionários atacadistas

Já o Mercado do Produtor é destinado ao comércio direto dos produtores de hortigranjeiros, sem a interferência de intermediários. Sua área possui mais de 13 mil metros quadrados, e lá é possível encontrar produtos das mais diversas regiões do Paraná.

Os produtos da Ceasa Curitiba são comercializados para todos: qualquer pessoa ou empresa pode comprar. O acesso ao local é livre, mas a venda é destinada ao atacado, ou seja, é preciso respeitar as quantidades mínimas de compra. Por exemplo, a batata é comercializada em sacos fechados de 50 kg e não é permitida a compra de quantidades menores ou parceladas.

Mercado das Flores Ceasa Curitiba

O Mercado das Flores Ceasa Curitiba está instalado no Pavilhão J, em uma área de 1.824 metros quadrados. Lá os consumidores encontram uma imensa diversificação de flores, folhagens, plantas ornamentais, aromáticas e medicinais. O Mercado comercializa ainda vasos, suportes, substratos orgânicos e vários itens para jardinagem e decoração.

mercado das flores
Mercado de Flores da Ceasa Curitiba (Foto: Divulgação CEASA)

“A maior parte das flores, mudas frutíferas e plantas ornamentais aqui no mercado vem de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A variedade é muito grande, e atendemos não só o atacado, como também o varejo”, diz Paulo da Nova, gerente da Ceasa Curitiba.

Para manter as flores sempre bonitas, saudáveis e refrigeradas, o local dispõe de uma câmera fria. Os compradores ainda podem contar com um espaço próprio para café e lanches no Mercado das Flores Ceasa Curitiba. Para os amantes da fotografia, a área também pode ser utilizada para fotos e filmagens.

Mais informações sobre o Mercado das Flores podem ser solicitadas na Gerência do Mercado, ou pelos telefones (41) 3341-8300 e (41) 3348-6690.

Ceasa Curitiba: endereço

A Ceasa Curitiba é considerada uma cidade dentro da capital paranaense. Fica no seguinte endereço: BR 116, km 111, nº 22.881, no bairro Tatuquara.

Horário de funcionamento

Como já mencionamos, o Ceasa Curitiba começa bem cedo. Confira abaixo o horário de funcionamento dos boxes, do Mercado do Produtor e do Mercado de Flores:

  • Boxes: de segunda a sexta-feira, das 4h30 às 17h, aos sábados, das 4h30 às 12h.
  • Mercado do Produtor: de segunda a sábado, das 4h30 às 12h. 
  • Mercado de Flores: de segunda a sexta, das 6h às 14h, aos sábados das 6h às 12h.

Para conferir mais informações sobre a Ceasa Curitiba PR acesse o site oficial: http://www.ceasa.pr.gov.br/

Acompanhe as últimas notícias do setor de agronegócio no RIC Mais!

30 ago 2020, às 15h03. Atualizado às 15h20.
Mostrar próximo post
Carregando