André Bezerra leva sua experiência em comidas do Paraná para próximo reality da RIC
“Um entusiasta da gastronomia e tudo o que ela envolve”. É assim que André Bezerra se define. Ele será um dos jurados de A Grande Batalha de Receitas, reality da RIC Record TV que estreia no próximo mês com nomes como o dele, responsáveis pelo cenário da boa comida no Paraná.
O cronista gastronômico explora, há mais de duas décadas, a cena gastronômica do Paraná, buscando por experiências e novidades, compartilhando parte do que descobriu em revistas, rádios e, mais recentemente, na internet. André conta que já narrou a história de mais de 50 restaurantes em Curitiba, além das personalidades ligadas a eles.
A origem árabe trouxe, além da tradição em reunir toda a família perto do fogão, conhecimento de pratos como charuto, tabule, quibe assado e quibe cru. A relação pessoal com a alimentação também envolve “comidas de mãe”, entre estrogonofe, madalena, macarronada, suas preferidas de preparar até hoje.
“Estrogonofe é meu prato favorito desde moleque e também foi o primeiro que aprendi a fazer sozinho depois de pegar as dicas com minha mãe. Hoje ela diz que eu a superei”. Ele ainda brinca: “Sou meio preguiçoso, não gosto de pegar em receita”.
A familiaridade e apreço por preparos simples mas saborosos vai além: em Curitiba, ele é um dos organizadores do Comida di Buteco, um dos maiores concursos do setor, cujo objetivo é eleger os melhores estabelecimentos com ajuda e avaliação do público.
A bagagem conquistada em projetos como esse o levou a conhecer a cidade inteira, do restaurante central ao bar de interior. “Círculo por todos os nichos de gastronomia, converso com chefs, conheço garçons e procuro conhecer a trajetória de tudo o que experimento, das origens até o prato final”, explica.
Na visão do profissional, Curitiba está em uma vanguarda da gastronomia no Brasil, com “a faca e queijo na mão” para se tornar uma referência no país, já que conta com grandes chefs e grandes projetos.
O colunista ainda ressalta o momento de convergência pelo qual a cidade passa, com profissionais da gastronomia colaborando uns com os outros, promovendo trocas e crescimento mútuo.
Quando o assunto é comida de família, ele mesmo tem lembranças marcantes: “Lembro de acordar pela manhã com música na radiola, meu pai acendendo o fogo para fazer churrasco e minha mãe na cozinha preparando os acompanhamentos. Cada tia levava um prato e a molecada se juntava para conversar”, relembra.
André completa: “Esse era, também, o momento em que as gerações entravam em contato. Minha adolescência e juventude foram assim, seja na minha casa, na casa de amigos ou de parentes”, ao falar da importância de se cozinhar e comer em família.
Essa temática tem espaço garantido em A Grande Batalha de Receitas, já que o reality busca, justamente, contar a história de cada prato junto à história da família responsável por ele. “Estou torcendo para descobrir receitas inusitadas e ver os chefs, sempre em busca de produtos e técnicas novas, aprendendo com os participantes.”, diz André sobre suas expectativas para o programa.