Chester e peru: dicas simples para uma ave dourada e suculenta neste Natal

Publicado em 22 dez 2022, às 10h29. Atualizado às 10h32.

Na ceia de Natal, muitas pessoas optam por preparar uma ave. O prato é praticamente um símbolo da data e é muito apreciado. Normalmente, o chester, peru ou a ave natalina são compradas congeladas, possuem instruções, mas existem alguns segredos que a gastróloga Isabel Ruaro vai ensinar.

Ela passou alguns “macetes” para deixar a ave ainda mais saborosa.

Descongelamento total

De acordo com Isabel, a primeira dica vem antes do preparo do prato. “É necessário que a ave seja descongelada totalmente antes de ir para o forno. Para que no momento do cozimento, ela não esteja com pedaços ainda ainda gelados”.

Manteiga é o segredo de uma ave dourada

Mas como deixar o prato saboroso de encher os olhos? “Essa é fácil, uma dica é que manteiga sejam passadas na ave. Além de proporcionar um sabor diferente, vai doura-la e deixar o prato ainda mais atraente. Uma dica também e cortar a pele do frango e adicionar um pedaço de manteiga entre a carne e a pele. Com o calor do fogo ele vai derreter e ajudar a deixar a carne ainda mais suculenta”, indica Isabel.

Não confie no tempero pronto

Ela enfatiza que mesmo que a ave já possua tempero, outros podem ser usados para realçar o sabor, como alho, cebola e ervas finas à gosto. É importante que a carne fique marinando no tempero por, ao menos, uma hora, que possibilita que ela absorva os sabores.

Olho no tempo de preparo

“Uma última dica para deixar seu prato maravilhoso é não deixar demais do forno. Por ser uma carne mais ‘sensível’ não pode passar do ponto, pois fica seca e dura”, completou Isabel. A dica é embalar a ave com um papel alumínio para que ela cozinhe por metade do tempo previsto. Após passado o tempo, tire o alumínio para iniciar a dourar.

Para quem está na dúvida entre que ave assar nesta data especial é necessário analisar o tempo para preparo. Essas aves possuem um termômetro na carne, então fique de olho. O peru fica quatro horas no forno, já o chester ou ave natalina, por serem menores, ficam até duas horas.

Mostrar próximo post
Carregando