Comemore o Dia do Chocolate com cerveja
No dia 7 de julho comemora-se o Dia Mundial do Chocolate. Segundo a Wikipédia, a data é comemorada desde 2009 com o objetivo de promover o consumo do doce ao redor do planeta. Aqui no Brasil, o chocolate desembarcou no século XVII e, atualmente, o país é o 5º em maior mercado do mundo com um consumo que gira em torno de 2,6 kg por ano, por pessoa.
O amor do brasileiro pelo alimento feito a base da amêndoa fermentada e torrada do cacau originária das civilizações pré-colombianas da América Central é tanto que ganhou outra data comemorativa, celebrada no dia 26 de março. De qualquer forma, para os amantes do chocolate não há nenhum problema em render homenagem em várias datas.
Ideias para celebrar o Dia do Chocolate com cerveja
Essas datas são uma excelente ideia para pensar na qualidade do chocolate e não na quantidade. O interessante é buscar produtos que utilizam insumos saudáveis, com elevado teor de cacau e ingredientes orgânicos. Além de evitar consumir grandes quantidades de ingredientes artificiais como saborizantes, corantes, transgênicos e gordura trans. A regra é clara, para comemorar o Dia Mundial do Chocolate com estilo, quanto menos ingredientes descritos no rótulo do chocolate, melhor.
Para celebrar essa data especial, mesmo em insolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, a beer sommelière e sócia da Whatever Cervejaria, Carolina Scheibe, faz um convite especial para harmonizar chocolate e cerveja.
Leia também: Sommelière prepara seleção de vinhos para celebrar o Dia da Pizza
“Pensando nessa data, minha ideia é instigar as pessoas a fazerem combinações e harmonizações, brincar com aromas e gostos destes dois alimentos fantásticos, que começam a ser criados através do processo de fermentação”, a beer sommelière.
Para trazer informações interessantes sobre as combinações e harmonizações possíveis entre cerveja e chocolate, Carolina Scheibe, conversou com Juliano Laidens, beer sommelier desde 2014 e proprietário da Monde Hop – loja especializada em cervejas especiais. Confira como foi essa conversa entre os especialistas em cervejas.
Russian Imperial Stout e chocolate ao leite
A Russian Imperial Stout é uma cerveja da escola inglesa, marcante pela sua cremosidade, coloração profunda e elevado teor alcoólico. Toques de vinho e chocolate amargo sempre são percebidos. O chocolate escolhido para essa harmonização foi o leite, que é mais adocicado e com baixo amargor.
“Uma Russian Imperial Stout, (Locomotive Katrina Maturada em Amburana com 11,6% vol e 75 IBU), pela potência da cerveja contrastando com o dulçor do chocolate temos uma harmonização por contraste. Isso fica evidente quando levamos a boca os dois. Sendo assim, o dulçor do chocolate suaviza o amargor da cerveja e promove, de forma muito agradável, o leite e o cacau presentes no chocolate”, explica Juliano.
Kriek Boon e chocolate branco
Carolina Sheibe, durante a conversa, ainda lembrou de uma cerveja da escola belga, chamada Kriek Boon que é vermelha, tem fermentação espontânea tipo Fruit Lambic (4% vol) e que recebe cerejas na sua formulação e elaboração.
“É uma delícia de cerveja, com acidez e dulçor agradavelmente presentes. As cerejas aparecem perfumando, colorindo e marcando presença em cada gole. Para ela, escolhi uma trufa de chocolate branco e recebi de presente uma explosão de sensações a cada gole. A efervescência da cerveja, segura a untuosidade e dulçor do chocolate, fazendo com que todos os nuances de sabores criem um sabor único e maravilhoso. Por favor, provem. Com certeza jamais vão esquecer”, recomenda a beer sommelière e sócia da Whatever Cervejaria.
Ouça agora o podcast: A harmonização ideal de vinho com pizza