por Lucas Novak
com supervisão de Brayan Valêncio

Para quem está superendividado e busca alguma saída, pode encontrar ajuda no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). No Cejusc é possível tentar chegar a um acordo direto com a instituição credora para resolver a pendência.

Se a alternativa não funcionar, a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) oferece assistência jurídica gratuita e examina os contratos em busca de cobranças.

Além disso, o DPE examina os contratos de empréstimo e os demonstrativos de débito para identificar possíveis irregularidades, como cobranças de juros altos.

Com base nessa análise, eles propõem uma renegociação da dívida, considerando a situação financeira do devedor e garantindo que priorizem os gastos essenciais, como alimentação e moradia.

O pedido de renegociação para quem está superendividado é feito por meio de uma ação judicial movida pela própria Defensoria Pública.

Por fim, a Defensoria Pública ressalta que caso seja necessário ajuda para agendar um atendimento ou esclarecer dúvidas, é só entrar em contato com o Núcleo de Defesa do Consumidor pelo telefone: (41) 98775-3163.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

15 abr 2024, às 22h17.
Mostrar próximo post
Carregando