(Por Manuella Niclewicz) – O ministro da economia Paulo Guedes participou de um painel no evento EXPERT XP em São Paulo, nesta quarta-feira (03). Com o tema “Reformas estruturais e o caminho para o crescimento”, o ministro estava ao lado de Caio Megale, Junia Gama e Rafael Furlanetti, todos da XP Investimentos, em um dos painéis mais cheios do evento.

Em um momento em que a onda de inflação global atinge os maiores índices dos últimos 40 anos, Paulo Guedes reforçou que o Brasil vive um bom momento e que o país está se aproximando das melhores economias do mundo.

Ao fazer um balanço de sua gestão falou que o desemprego está em queda no Brasil e deve atingir patamares de 8% ainda neste ano. Sobre a inflação, o ministro sinalizou que o índice já voltou a cair por aqui enquanto nos demais países afetados a inflação ainda está em início de alta.

“O Brasil está no início de um longo crescimento, bem à frente dos outros países. Tudo dentro da responsabilidade fiscal ”,

afirmou no debate.

O ministro disse que em casos excepcionais como a pandemia, o teto de gastos pode ser extrapolado como se fosse um “teto retrátil”, mas que não se pode fazer o mesmo para pagar “vagabundos e corruptos”.

Guedes voltou a afirmar que o objetivo da sua gestão até final do ano é zerar Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), o que deve ajudar a reindustrialização do país.

Ele ainda falou que, em sua visão, as reformas administrativa e fiscal, por mais que tenham sido paralisadas por conta da pandemia, aconteceram na prática, de forma que ele qualificou como “invisíveis” com a Digitalização dos pagamentos dos auxílios, por exemplo.

Ele sinalizou que a atual gestão fez mais acordos nacionais e internacionais do que qualquer governo anterior.

“Grandes empresas brasileiras e internacionais nos pagaram R$160 bilhões de sinal pelo direito de investir R$890 bilhões nos próximos dez anos”,

disse o ministro.

Por isso, afirmou que o Brasil está “condenado” a crescer por pelo menos dez anos, devido aos investimentos contratados.

“É preciso prestar atenção aos fatos e não as narrativas”.

Ao citar Tarcísio Gomes de Freitas, disse que o estado de São Paulo está perto de um “excepcional governador” e foi aplaudido.

O painel foi no dia seguinte do anúncio do presidente Jair Bolsonaro de que vai ter uma atualização na tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) em 2023, caso seja reeleito. Segundo ele, essa iniciativa já está acertada com o ministro da Economia, Paulo Guedes, mas ainda não foi definido o percentual.

Guedes falou durante a palestra que a reforma do imposto de renda é importante para que os mais ricos sejam traçados adequadamente por receberem maiores dividendos.

“Você não tem que ter vergonha de ser rico, mas de não pagar imposto. Vamos taxar lucros e dividendos de apenas 60 mil pessoas no País”,

garantiu Guedes.

3 ago 2022, às 22h57. Atualizado em: 4 ago 2022 às 08h43.
Mostrar próximo post
Carregando