Audiência pública discute o aumento do IPTU em Curitiba nesta sexta (02)

por Jonathas Bertaze
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 1 dez 2022, às 21h57. Atualizado às 22h04.

Uma audiência pública irá discutir a proposta da Prefeitura de Curitiba que reajusta a base de cálculo do IPTU e pode trazer aumento na cobrança do imposto para os curitibanos, acontecerá nesta sexta-feira (02), às 10h. O debate será no plenário da Câmara Municipal da cidade, mas poderá ser acompanhado ao vivo também pelo Youtube.

Leia também:

O encontro tem como objetivo debater o Projeto de Lei que revisa a Planta Genérica de Valores Imobiliários. Especialistas, entidades e representantes da sociedade civil foram convidados para discutir a mudança, que pode resultar em aumento de tributos para 80% dos imóveis na cidade.

A audiência foi proposta pelos vereadores Amália Tortato e Rodrigo Marcial, ambos do Novo. Segundo estimativa dos parlamentares, em alguns casos, o tributo pode apresentar uma grande elevação, mesmo com as travas propostas para os dois primeiros anos.

“Ninguém sabe o quanto vai aumentar o seu IPTU nos próximos anos. Sabemos, apenas, que em alguns terrenos de Curitiba o IPTU vai aumentar mais de dez vezes até 2025. Com a falta de informações, é impossível votar no projeto da prefeitura”, afirma Rodrigo Marcial.

O projeto tramita em regime de urgência e deve ser votado em plenário até 05 de dezembro. De acordo com a vereadora Amália Tortato, a prefeitura fechou 2021 com superávit e não necessita de aumento de impostos para incrementar a arrecadação.

“O cidadão já trabalha 150 dias do ano só para pagar imposto e isso é inadmissível. A Prefeitura deveria dar, isso sim, um desconto no IPTU dos cidadãos, não aumentar valor de boleto para as pessoas pagarem. Além disso, é um desrespeito com a população a Prefeitura enviar um projeto que afeta diretamente a vida das pessoas para tramitar em última hora”, destaca Amália Tortato.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.

Mostrar próximo post
Carregando