Morte da rainha: prefeito Marcelo Belinati presta condolências à família real britânica

Publicado em 8 set 2022, às 19h51.

O prefeito de Londrina, no Norte do Paraná, Marcelo Belinati, emitiu um comunicado oficial de condolências à família real britânica pela morte da rainha Elizabeth II, nesta quinta-feira (8). À frente da cidade mais britânica do Brasil – por conta do trabalho de ingleses na região no século passado – Belinati ressaltou os laços históricos da Inglaterra com o município.

Na carta, escrita em português e inglês e endereçada ao Consulado do Reino Unido no Paraná, o prefeito diz:

“Em nome da cidade de Londrina, recebemos a triste notícia do falecimento de Sua Majestade Rainha Elizabeth II, e oferecemos nossas sinceras condolências à Família Real e a toda nação do Reino Unido.

Londrina tem fortes laços históricos com a Inglaterrra desde sua fundação, e recentemente foi inaugurado em nossa cidade um Jardim em homenagem ao Jubileu de 70 anos de reinado da Rainha Elizabeth II.

Com liderança inspiradora, registramos nosso respeito e admiração por dedicar mais de 7 décadas ao serviço e devoção ao seu povo. Sua lembrança ficará para sempre.

Cordialmente, Marcelo Belinati Martins”

Em frente ao jardim de comemoração ao jubileu de platina do reinado da Rainha Elizabeth, a famosa cabine telefônica da Ingalterra, que em Londrina foi transforamda numa pequena biblioteca com livros em inglês. (Foto: Divulgação / Sercomtel)

Ligação de Londrina com a Inglaterra

Na década de 1920, o governo do Paraná cedeu terras a empresas privadas de colonização, para que pudesse usar seus recursos na construção de escolas e estradas. Em 1924, inicia-se a história da Companhia de Terras Norte do Paraná, subsidiária da firma inglesa Paraná Plantations Ltd., que deu grande impulso ao processo desenvolvimentista na região norte. 

Por conta da influência inglesa é que Londrina hoje agrega muito da cultura, costumes e da arquitetura britânica.

Mostrar próximo post
Carregando