por Mariana Gomes
com supervisão de Brayan Valêncio

O relator do processo contra a vereadora curitibana Maria Letícia (PV) comentou sobre os motivos que levaram ao pedido de arquivamento da acusação de embriaguez ao volante. O vereador Professor Euler (MDB) conversou com exclusividade com o Grupo RIC.

De acordo com o vereador, a embriaguez ao volante de Maria Letícia faz parte da vida pessoal dela. Por isso, o caso está sendo julgado pela justiça comum. “Quando se trato do chamado decoro parlamentar, que é o que eu deveria analisar, o abuso de autoridade é o ponto crucial a ser observado”, relatou. “Quando ela falou para os policiais ‘eu sou vereadora, e vocês vão se ferrar’, ela saiu da sua vida privada e trouxe o seu mandato diretamente para dentro da cena do acidente”.

A princípio, o relatório considera que Maria Letícia teria cometido abuso de autoridade contra os policiais que fizeram a abordagem de seu acidente de carro. O documento, que está em sigilo, afirma que a parlamentar teria chamado os agentes de segurança de “abusadores” e “lixos”.

Defesa de Maria Letícia crítica imparcialidade do relator

Procurada, a defesa da vereadora Maria Letícia criticou a imparcialidade do relator em nota oficial. Além disso, os advogados questionaram o que foi levado em consideração para pedir a cassação do mandato. Leia a nota na íntegra:

“A defesa manifesta profunda estranheza com o relatório, pois parece que o documento, infelizmente, atenta contra a imparcialidade do relator, que até o presente momento a defesa entendia como absolutamente idôneo. Além de o relatório considerar declarações do soldado Anderson, que estava impedido de depor e portanto não deveria ter as falas ponderadas, ele ignora o fato de que, especificamente sobre o desacato, ficou claro que o depoimento da soldado Roberta foi contraditório e incompatível com aquele dado pelo tenente Fagundes”.

Euler rebate as afirmações de Maria Leticia

Em resposta a nota divulgada pela defesa de Maria Letícia, o vereador Professor Euler afirmou que não havia impedimento contra o soldado Anderson durante o depoimento.

“As declarações do soldado Anderson foram em depoimento em sede policial, data em que não havia qualquer impedimento para ele. Sobre o desacato e abuso de autoridade, não há qualquer contradição entre os depoimentos da soldado Roberta e do tenente Fagundes. O tenente apenas afirmou que não presenciou qualquer desacato, no entanto, conforme os depoimentos, ele chegou ao local do acidente depois que os policiais já haviam atendido a ocorrência e já tinham sido alvo das ofensas e abuso de autoridade da vereadora”, comenta Euler.

Relembre o caso

O processo investiga Maria Letícia por desacato e embriaguez ao volante. A ocorrência foi registrada em novembro do ano passado, no momento em que a vereadora retornava de um show da cantora Ludmilla.

O início das oitivas da sessão foi no dia 8 de março, quando testemunhas do processo prestaram depoimentos.

Agora, os demais integrantes do Conselho de Ética podem apresentar votos em separado, com visões diferentes do entendimento do relator. Caso a cassação seja aprovada na comissão, caberá ao plenário da Câmara tomar uma decisão final sobre o processo envolvendo Maria Leticia.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

16 abr 2024, às 20h02. Atualizado às 20h10.
Mostrar próximo post
Carregando