por Lucas Novak
com supervisão de Giselle Ulbrich

O IPTU, ou Imposto Predial Territorial Urbano, é uma taxa anual aplicada a propriedades urbanas, sejam casas, apartamentos ou imóveis comerciais. O IPTU atrasado pode acarretar multas, juros e até mesmo a penhora do imóvel, variando de acordo com as políticas da prefeitura local.

Em situações de atraso, a cidade de São Paulo, por exemplo, aplica uma multa diária de 0,33% e juros mensais de 1%, além de correção monetária. Em Curitiba, a cobrança é similar: juros de 1% no mês de vencimento +1% a cada mês subsequente, além de multa de 0,33% ao dia até o limite de 10%.

A verificação do IPTU atrasado pode ser feita no site da prefeitura, onde os períodos de vencimento e os valores pendentes estão disponíveis. Clique aqui e veja como se você está adimplente ou não. Ou, para ver como emitir o boleto atrasado e pagar o imposto, clique aqui.

Uma maneira eficaz de evitar atrasos e facilitar a gestão financeira é configurar o débito automático do IPTU. Isso proporciona maior praticidade e assegura o cumprimento das obrigações fiscais de forma consistente.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

7 mar 2024, às 22h23.
Mostrar próximo post
Carregando